Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Esportes

De 2006 para cá, só arrancada do Fla serve de alento para o Atlético-MG

02.10.2015
08:53
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Galo precisa fazer campanha quase perfeita para garantir título brasileiro de 2015
Depois dos resultados de Atlético-MG e Corinthians na última rodada, o semblante dos jogadores do Alvinegro mineiro na saída da Arena Joinville era de desânimo total. A tristeza nas expressões, no entanto, contrastou com o discurso de que ainda é possível conquistar o Brasileirão, mesmo com uma desvantagem de sete pontos, restando apenas dez rodadas para o fim da competição. Porém, na frieza dos números, em detrimento dos discursos otimistas e projeções, o Galo precisará de uma reação conseguida apenas uma vez de 2006 para cá (quando o Brasileirão por pontos corridos passou a ser disputado por 20 clubes). O Flamengo de 2009, não só superou uma desvantagem maior de pontos (10), mas também outros cinco adversários para ser campeão, já que na 28ª rodada daquele ano era apenas o sexto colocado.

Naquele ano, o Palmeiras liderava com 54 pontos, seguido por São Paulo (49), Internacional (47), Atlético-MG (47), Goiás (45) e Flamengo (44). No entanto, além da arrancada, o Rubro-Negro contou com a péssima reta final do Verdão, e também com a irregularidade dos demais concorrentes. A classificação final apontou o Fla como o campeão com 67 pontos, pior marca de 2006 para cá. O Inter foi o vice (65), seguido por São Paulo (65), Cruzeiro (62) e só então o Palmeiras (62), que terminou fora até da Libertadores do ano seguinte.

Jogador do Grêmio em 2009, o goleiro Victor lembra-se bem da campanha do Flamengo e reconhece que ela serve de inspiração para o Atlético-MG este ano.

- Lembro que naquele ano o Flamengo não teve um primeiro turno muito bom, mas no segundo teve uma grande sequência de vitórias. Aquele ano foi atípico, mas o Flamengo teve uma entrega muito grande na reta final e isso fez a diferença. Espero que essa campanha sirva de inspiração para a gente nestes jogos finais.
 
O aproveitamento dos cariocas foi superior aos 76,6% de pontos ganhos, 23 no total. Mas o número é menor do que o apontado por Thiago Ribeiro como o ideal para que o Galo se torne campeão.

- A gente tem uma diferença de sete pontos, então você pode colocar três rodadas aí para tirar uma diferença dessa. De dez jogos, temos que vencer dez ou nove, pelo menos. Essa é a conta que a gente faz. Se nos dez jogos tivermos duas ou três derrotas fica muito difícil alcançar o título. Então, nosso aproveitamento tem que ser de 80% a 90% para conquistarmos o título – explicou durante a semana.

Os números sugeridos por Thiago Ribeiro, no entanto, foram conseguidos apenas em duas oportunidades pelos campeões. O São Paulo de 2008 somou 26 pontos (86,6%) em 30 possíveis e arrancou para o tricampeonato de forma consecutiva. Na época, o time estava em quinto na tabela, com 49 pontos, mas só quatro atrás do líder Palmeiras. O Verdão terminaria em quarto com 65 pontos, atrás de Grêmio (72) e Cruzeiro (67). Já o Cruzeiro de 2014 conseguiu exatos 80% (24 pontos) de aproveitamento restando dez rodadas para o fim. Na ocasião, o time confirmou o título e a melhor marca alcançada até então, ao somar 80 pontos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO