Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Esportes

Desgaste pós-Copa, lesão e mudança tática: o que fez Aránguiz cair no Inter

29.08.2014
09:33
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Aránguiz será titular neste sábado contra o Palmeiras
O que houve com Aránguiz? Por que o chileno não repete as atuações que fizeram a torcida se encantar? É reflexo da lesão, do período sem descanso após a Copa ou da mudança de função? A explicação, na verdade, surge por meio dessa combinação de fatores. Os números também respaldam a queda do jogador que, de tão fundamental, fez o clube investir R$ 15 milhões para sua permanência na temporada.

O Inter, é bom que se diga, decaiu no geral. Prova disso são as três derrotas consecutivas (1 a 0 para São Paulo e Atlético-MG, pelo Brasileirão, e 2 a 0 para o Bahia, na Sul-Americana), algo inédito até então na temporada. 

Aránguiz foi um dos destaques do Chile na Copa do Mundo. No entanto, durante a competição, teve uma lesão no joelho direito. Em seu primeiro jogo no retorno ao Inter, na goleada por 4 a 0 sobre o Flamengo, acusou o mesmo problema e acabou substituído aos 18 minutos do primeiro tempo, quando o time já vencia por 1 a 0.

Até então, seu currículo era alentador. Em 18 partidas, acumulava 15 vitórias e três empates, o que dava um aproveitamento de 88,88%. Ainda contava com seis gols e oito assistências. Ao voltar, foi decisivo no Gre-Nal, é verdade. Marcou o primeiro gol e iniciou o contra-ataque do segundo. Depois, todavia, caiu de produção. Nestes seis embates, o Inter soma apenas dois triunfos e quatro derrotas, o que dá um rendimento de 33,33%. Para Abel Braga, a queda do chileno é reflexo do conjunto.

- O Charles (Aránguiz) está rendendo aquilo que a equipe está rendendo. Não está no seu melhor. Quando a equipe melhorar, vai aparecer. Não temos dependência de ninguém. Ele está em um desgaste muito grande - argumenta o treinador.

O cansaço referido por Abel não é confirmado por Élio Carravetta. O coordenador da preparação física colorada recorda que o chileno participou de todas as partidas desde o clássico (sem ter sido sequer substituído), e ainda com viagens.

- Depois da lesão, o Aránguiz teve uma sequência de seis jogos em 17 dias. Ele mostra que está bem em termos de resistência. Não falo de performance. Ele ficou parado antes da Copa, ficou fora da equipe para treinar com o Chile. Depois se lesionou e fez a recuperação. E, neste retorno, estão incluídas viagens. Ele está tendo uma boa capacidade para suportar a capacidade dos esforços.

Desde o jogo contra o Rubro-Negro, Abel tem escalado Aránguiz mais adiantado, como um terceiro homem de meio-campo, num total de cinco. O próprio chileno disse que preferia vir mais de trás, como segundo volante. Fabrício acredita que as mudanças passadas pela equipe influenciaram nesta queda:
- Aqui é uma equipe. Um tem que ajudar o outro. Mudamos muito os jogadores. Antes na direita eram o Gilberto, o D'Alessandro e o Aránguiz. Como muda, o cara fica desentrosado. É preciso treinamento, jogos e sequência para voltar a ter um bom futebol. Mas ele é muito inteligente, sabe o que fazer em campo e como se posicionar.

Abel Braga tem um pensamento um pouco diferente. O técnico acredita que o Inter chegou ao auge quando atuava com apenas Willians como homem de contenção e com os quatro meias, embora Aránguiz vindo um pouco mais de trás. No entanto, como o volante Wellington aprovou desde sua contratação, o comandante o manteve, adiantando o chileno. Agora, abre a possibilidade para fazer uma nova mudança:

- Jogávamos de maneira mais aberta, com Willians, Charles e Alex, D'Alessandro, Alan Patrick e Rafael Moura. E foi o melhor momento do ano da equipe. Com a saída do Charles para a seleção, o Wellington deu uma consistência. Temos a convicção de que precisamos melhorar. Vamos ter que rever o que é melhor no momento. Temos que sair deste momento .

Nesta sexta-feira, Abel tem a última chance de corrigir os problemas e encontrar uma forma de Aránguiz voltar a ter um bom rendimento para o jogo contra o Palmeiras. A partida está marcada para as 18h30 deste sábado no Pacaembu.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO