Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Esportes

Diamante Azul: Cruzeiro tem projeto para lapidar joias da categoria de base

01.12.2015
08:44
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Alisson e Mayke são exemplos de jogadores já com certo sucesso, vindo das categorias de base
Sabendo das dificuldades de mercado do futebol e da crise econômica que inviabiliza as grandes contratações, o Cruzeiro, cada vez mais, investe nas categorias de base, com projetos inovadores e estrutura moderna. Na segunda série de reportagens sobre a base azul, o GloboEsporte.com vai falar sobre o grupo Diamante Azul (chamado de GDA), projeto criado dentro do próprio clube, que visa minimizar e até mesmo eliminar as dificuldades de formação técnica que os atletas têm.

O Diamante Azul é baseado em treinamentos técnicos sistematizados, feitos para aprimoramento individual dos atletas das várias categorias de base do Cruzeiro. As atividades são comandadas pelos auxiliares técnicos de cada uma das categorias. Ex-jogadores, como o zagueiro Célio Lúcio e o atacante Careca, que fizeram história no Cruzeiro, nos anos 1980 e 1990, participam do projeto. 

O diretor das categorias de base do Cruzeiro, Klauss Câmara, explica a origem do Diamante Azul, e dá detalhes do funcionamento do projeto.
 
- Este projeto acabou de sair do forno: o grupo Diamante Azul. O que a gente faz quando acha um diamante bruto? Precisa lapidá-lo para se tornar valioso. Nosso projeto visa exatamente isso. Por exemplo, nós temos uma avaliação individual de cada atleta. É muito comum as pessoas avaliarem de forma genérica que jogador é bom e que jogador é ruim. Mas, por que ele é bom? E por que ele é ruim? Como a gente mensura isso? Não existe um ‘talentômetro’, um instrumento para mensurar o talento. A gente procura buscar elementos que nos deem subsídios para minimizar os erros, porque errar faz parte do processo, ainda mais em se tratando de base, que tem muitos elementos inseridos.
 
Os atletas da base do Cruzeiro são divididos em quatro grupos, de acordo com a posição em campo: zagueiros, laterais, meio-campistas e atacantes. Cada grupo trabalha determinados fundamentos, específicos de cada um, e cada atleta recebe atenção especial, de acordo com a principal dificuldade que tem.

- A gente criou uma ficha para avaliação de cada posição. Nós fazemos três avaliações anuais em cada posição. A gente analisa as características gerais, as características físicas, aspectos comportamentais e depois as características de cada posição. O goleiro tem as dele, os meias, atacantes, enfim. Na primeira avaliação, a gente identifica as deficiências e as qualidades de cada jogador. Na segunda, se o jogador evoluiu ou não, se manteve a deficiência ou não. Na terceira, com os jogadores já trabalhando especificamente em cima dos erros que apresentava, avaliamos se houve evolução real em determinado aspecto em relação às outras avaliações.

Importância para o profissional

Para o superintendente das categorias de base do Cruzeiro, Antônio Assunção, o Diamante Azul é muito importante para o time profissional. Segundo o dirigente, no time de cima, os atletas têm pouco ou nenhum tempo para corrigir fundamentos, o que, no projeto, já é feito. Toninho, como é conhecido, também ressalta o caráter raro do Diamante Azul no futebol brasileiro. 

- A importância do Diamante Azul é intensificar o trabalho e evoluir no que tem de errado. Trabalha desde a autoestima do menino até a qualidade técnica. É fantástico, na verdade. Quando ele chega no profissional, ele já está pronto para desenvolver sua carreira. Até porque no profissional, ele não tem tantas chances de corrigir erros. É uma oportunidade única. Imagino que, todo clube, trabalhe as dificuldades dos atletas, mas de forma sistemática como a gente, com duas sessões de 40 minutos por semana, é raro. Ainda mais com grandes jogadores e ídolos do clube, como Célio Lúcio e Careca, como treinadores.
 
Klauss Câmara lembra também a necessidade de corrigir aspectos falhos de um atleta e manter o que ele tem de bom, dentro das características que tem e que o clube quer.
 
- Diante das deficiências de cada um, nós atuamos no Diamante Azul. É natural você ter um atleta com potencial que tem dificuldades em alguns fundamentos. Um meia, às vezes, é um grande passador, mas não é um grande finalizador. Outro pode ter uma capacidade de domínio grande e boa conclusão, mas passa mal. Ele vai trabalhar no GDA, de forma específica, as suas dificuldades. É o diamante bruto sendo lapidado.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO