Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Esportes

Ederson e Julio César: goleiro olímpico vira xodó do goleiro da Copa no Brasil

27.05.2016
10:50
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Ederson na Seleção: treinos com Taffarel e disputa com Alisson e Diego Alves
Julio César era o titular absoluto do Benfica até março. No dia 5 daquele mês, porém, rompeu o tendão do músculo adutor direito. Não jogou mais na temporada e abriu caminho para seu discípulo. O jovem Ederson, de 22 anos, assumiu o gol dos Encarnados, surpreendeu até mesmo a comissão técnica com as boas atuações, encantou Pep Guardiola e chegou à seleção brasileira para a Copa América. Tudo em dois meses. 

Quem está empolgado com tudo isso? Julio César. O goleiro do Brasil na última Copa do Mundo é dos fãs mais animados com Ederson, favorito para ser o titular da Seleção nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, a ponto de não esconder a admiração pelo jovem e buscar interlocutores junto à CBF para recomendar o menino.

- Antes, eu conhecia o Julio só como profissional. Hoje conheço mais como pessoa, é excepcional. No momento da lesão foi difícil para ele, mas ele deu as palavras dele, passou muita confiança para mim. É um cara com o qual aprendo muito no dia-a-dia. Espero construir uma história que nem a dele - disse Ederson.

Em entrevista coletiva, Ederson citou que também se espelha em Rogério Ceni, a quem disse admirar pela dedicação a um clube. A questão é que a evolução do goleiro foi tão rápida que dificilmente ele permanecerá no Benfica na próxima temporada. 

- A afirmação do Ederson foi um pouco surpreendente. O Julio César estava firme, e só uma lesão permitiu que o Ederson fosse titular. Ele agarrou a oportunidade e mostrou segurança e frieza para segurar o lugar. Hoje, tem grandes clubes europeus de volta dele – contou o jornalista Nuno Martins, do “Record”, de Portugal. 

Guardiola de olho

O principal candidato para levar Ederson é o Manchester City. A imprensa portuguesa noticiou que Pep Guardiola, impressionado com a atuação do menino contra o Bayern na Liga dos Campeões, colocou o brasileiro entre as prioridades do mercado. Ele chegaria para brigar pela titularidade com o experiente Joe Hart. 

Pessoas próximas ao City, porém, acham complicada a negociação. Ederson está valorizado e é avaliado em cerca de 10 milhões de euros - o Benfica é negociador perspicaz e costuma endurecer as conversas. O certo é que o clube inglês tem relatórios na mesa sobre o brasileiro, e ali está indicado: é um jogador de muito potencial. 

A boa perspectiva de Ederson já havia sido percebida pela seleção olímpica. Desde 2014, o goleiro é convocado regularmente para os amistosos preparatórios. No início, foi chamado por Alexandre Gallo, mas não agradou de imediato e oscilou nas convocações. Quando Dunga assumiu, passou a ser chamado com frequência e ganhou a vaga de titular. 

- Ele não tava esperando essa convocação. Estava no Rio Ave, de Portugal, nunca ninguém da CBF tinha ido lá. Depois foi tranquilo para ele, começou a se acostumar com a Seleção. É um cara muito profissional. Depois que foi para o Benfica, teve um crescimento muito bom na carreira dele - contou Mauricio Copertino, auxiliar de Gallo na época da seleção olímpica. 

Expectativa para as Olimpíadas

Com habilidade nos pés e capacidade de sair jogando, Ederson se adaptou rapidamente às ideias de Rogério Micale – responsável pelo comando do time sub-23 nos amistosos. Os relatórios foram positivos. Tanto que Dunga, antes inclinado a incluir Alisson entre os três jogadores com mais de 23 anos nas Olimpíadas, mudou de planos: chamou o goleiro do Benfica para a Copa América para observá-lo de perto. 

- Estamos pensando na Copa América, cada um tem que aproveitar a oportunidade de estar na seleção brasileira. A decisão dos jogadores acima de 23, tirando o Neymar, vamos tomar no dia 29 (de junho).

 Temos alguma ideia, mas o importante é pensar na Copa América, principalmente os jogadores. Eles não podem achar que estão garantidos nas Olimpíadas, cada um tem que buscar seu espaço a cada dia. Não temos atletas olímpicos, e sim da Copa América, muitos já faziam parte da seleção principal. Eles têm que ter essa mentalidade – afirmou Dunga.

Nos primeiros treinos, Ederson ainda se ambienta na equipe. Nos trabalhos com Taffarel e Dunga, a exigência de habilidade com os pés é perceptível, e o jovem tem ido bem. O companheiro Alisson reservou elogios em entrevista coletiva:

- É um goleiro jovem, que tem mostrado potencial na Liga dos Campeões. Conheço pouco dele, agora estou conhecendo mais. É uma pessoa tranquila, de poucas palavras. Um goleiro muito técnico, de força, velocidade. Tem grande futuro. 

Ao que tudo indica, Ederson dificilmente terá chance de jogar nesta Copa América. Será mais um período de aprendizado para que ele esteja preparado para as Olimpíadas. Então, poderá cumprir a expectativa de Julio César, o último a representar o Brasil em casa num torneio importante. Que o resultado seja diferente. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO