Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Esportes

Em jogo de tetracampeões, Cruzeiro defende hegemonia contra o Grêmio

26.10.2016
08:54
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Cruzeiro e Grêmio começam, às 21h45 (de Brasília) desta quarta-feira, no Mineirão, a decidir qual dos dois vai lutar pelo inédito pentacampeonato da Copa do Brasil. O jogo no Gigante da Pampulha é o primeiro da semifinal entre mineiros e gaúchos, os dois únicos tetracampeões da competição nacional.

 Um detalhe interessante marca o duelo. Em quatro confrontos mata-mata ao longo da história contra o Grêmio, o Cruzeiro sempre passou de fase. Foram dois encontros na Libertadores, uma na Taça Brasil, e um na Copa do Brasil.

Em 1966, o Cruzeiro conquistou o primeiro título nacional de sua história ao bater o Santos de Pelé na final. O time mineiro, que contava com Tostão, Dirceu Lopes, Piazza, Raul e Zé Carlos, eliminou o Grêmio nas quartas de final, com um empate por 0 a 0 em Porto Alegre e uma vitória por 2 a 1 em BH.

 Os placares foram repetidos no segundo encontro entre os dois rivais, válido pela final da Copa do Brasil de 1993: 0 a 0 no Rio Grande do Sul e 2 a 1 para o Cruzeiro em Minas Gerais.

Os outros dois confrontos foram pela Libertadores. Mais uma vez, o Cruzeiro teve sorte e terminou como campeão após encontrar o Grêmio. Em 1997, o duelo valeu pelas quartas de final. Os mineiros venceram por 2 a 0, no Mineirão, e perderam por 2 a 1, no Olímpico. Na final, o Cruzeiro bateu o Sporting Cristal, do Peru. O último mata-mata entre os dois foi na semifinal de 2009. Com uma vitória por 3 a 1, em BH, e um empate por 2 a 2, em Porto Alegre, o Cruzeiro se classificou para a decisão. 

Este ano, os dois já se enfrentaram duas vezes pelo Brasileirão, com uma vitória para cada lado. No primeiro turno, na Arena do Grêmio, os gaúchos fizeram 2 a 0. No returno, no Mineirão, vitória cruzeirense por 1 a 0, gol do volante Henrique.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO