Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Esportes

Entre Carioca e Libertadores, Fla vive novo dilema contra série de fracassos

04.04.2014
11:00
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Flamengo precisava de um bom resultado em Guayaquil para se manter vivo na Taça Libertadores. A vitória por 2 a 1 sobre o Emelec-EQU deixou o time dependendo apenas de vencer o León-MEX, no Maracanã, quarta-feira, para garantir vaga nas oitavas de final da competição. De quebra, aumentou a motivação para o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, domingo, contra o Vasco.

- Estamos muito aliviados. Tinha comentado que a viagem seria mais longa ainda se a gente tivesse perdido e o time estaria bastante desanimado para a final contra o Vasco. Domingo, temos essa decisão e depois vamos pensar na Libertadores - afirmou Paulinho.

No entanto, conciliar as duas competições não tem sido fácil para o Flamengo ao longo dos anos. O clube esteve em cinco das últimas oito edições da Taça Libertadores, mas chegou às quartas de final apenas em 2010, quando acabou eliminado pela Universidad de Chile.

Em 2007, o Flamengo perdeu por 3 a 0 para o Defensor, em Montevidéu, entre os dois jogos da final do Carioca contra o Botafogo. Venceu o título estadual, mas não se recuperou na Libertadores, conseguindo uma vitória por 2 a 0 no Maracanã, caindo nas oitavas de final.

No ano seguinte, o fato se repetiu. No entanto, o Flamengo conseguiu uma vitória por 4 a 2 sobre o América-MEX, na Cidade do México. Nesse jogo, Joel Santana optou por utilizar Leonardo Moura em um tempo e Juan no outro, com Luizinho como titular nos 90 minutos, preocupado com a condição física de seus titulares para a decisão do Carioca. Acabou funcionando. Na volta ao Rio, o time venceu o Botafogo e foi campeão estadual. 

No entanto, na disputa da vaga nas quartas de final da Libertadores com o clube mexicano, o treinador deixou Cristian no banco e poupou Fábio Luciano. A derrota por 3 a 0, com o famoso gol do paraguaio Cabañas, e a consequente eliminação se transformaram em um dos maiores vexames da história rubro-negra.

Em 2010, o Carioca acabou mais cedo com o título do Botafogo vencendo os dois turnos. Sendo assim, o Flamengo se dedicou exclusivamente aos jogos da Taça Libertadores a partir da última rodada da fase de grupos. Chegou às quartas de final, mas foi eliminado pela Universidade de Chile, quando já disputava o Campeonato Brasileiro.

Na última participação, em 2012, o Carioca sequer havia chegado às semifinais da Taça Rio e o Flamengo já estava eliminado da Libertadores, ainda na fase de grupos. Agora, mais uma vez, o time colocará à prova a sua capacidade de administrar as duas competições do primeiro semestre do calendário. O primeiro passo para o sucesso foi dado em Guayaquil.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO