Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Esportes

Feliz de novo, Joanna comemora retorno às piscinas: “É um recomeço”

18.12.2014
12:24
FONTE: GloboEsporte.com

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

As lembranças ruins de suas últimas competições já fazem parte do passado de Joanna Maranhão. Nesta quarta-feira, no Campeonato Brasileiro/Open, em Botafogo, no Rio de Janeiro, o sorriso voltou ao rosto da pernambucana. Depois de passar o 2014 afastada das piscinas, a nadadora de 27 anos não escondeu a alegria de ter retomado a carreira de atleta após superar uma fase conturbada de sua vida. 

- Você amadurece e percebe quais brigas valem a pena você comprar e quais não valem. Eu percebi que a minha mensagem já está passada. As pessoas já sabem que sou uma pessoa polêmica. Não preciso ficar repetindo mais nada. Então, agora, só vou fazer o que eu gosto de fazer mesmo. Eu estava carregando um fardo maior do que eu deveria carregar. Os 400m medley já é uma prova pesada o suficiente para carregar. É um recomeço para mim. São poucas pessoas que têm essa oportunidade de recomeçar. E muito mais feliz do que antes – comentou Joanna.

No início deste ano, Joanna Maranhão surpreendeu ao anunciar que estava deixando a carreira de atleta. A pernambucana quinta colocada em Atenas 2004, melhor resultado da natação feminina do país em Olimpíadas, ao lado de Piedade Coutinho, havia defendido o Brasil meses antes, no Mundial de Barcelona 2013, e ainda era uma das principais nadadoras da seleção. 

Questões que vão além das piscinas, no entanto, pesaram em sua decisão. A pernambucana afirmou na época que não queria mais conviver naquele ambiente e fez críticas à forma como a preparação para os Jogos Olímpicos de 2016 estava sendo conduzida. Além disso, problemas financeiros e a dificuldade de conseguir patrocínios também acabaram pesando.

- Eu estava de saco cheio e fazendo conta, tipo: “Se eu ganhar aqui, vai entrar o patrocínio tal...” É muito chato isso. Não estou dizendo que sou uma coitadinha por ter passado por uma crise financeira. Muitas pessoas passam por isso. Mas, a partir do momento que você depende de uma performance, acho que a pressão é um pouco maior do que em qualquer outra profissão.

Durante este tempo afastada, Joanna aproveitou para se dedicar à faculdade. Fez sua monografia do curso de Educação Física e estagiou na área. Neste período, também repensou sua decisão de encerrar a carreira na natação. A competição desta semana, no Rio de Janeiro, marca o recomeço da nadadora. Mais tranquila, mais relaxada e bem mais feliz. 

- Eu estava rindo por dentro. Até falei com a minha psicóloga: “Estou tão feliz, tão feliz, que estou com medo de entrar rindo na prova e me chamarem de doida” – contou Joanna, que na reestreia terminou com a prata nos 100m costas no Campeonato Brasileiro, prova que não é sua especialidade.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO