Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Esportes

Figueirense usa 84% do grupo de 38 jogadores para retomada na Série A

26.11.2014
05:12
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Figueirense conta com 38 jogadores em seu grupo de jogadores. E, deste total, somente seis atletas ainda não atuaram neste Brasileirão. Este talvez seja um dos principais trunfos do time para garantir a permanência na Série A e evitar o rebaixamento, que em alguns momentos assustou o torcedor alvinegro. Afinal, foram 14 rodadas no Z-4 e seis delas na lanterna. Depois do resultado positivo sobre o Vitória, e a manutenção confirmada, ao todo o time teve 84% de atletas utilizados na campanha.

Dois goleiros (Alex e Júnior), dois zagueiro (Bruno e Rafae) e dois atacantes (Ciro e Fornaroli). Estes são os seis jogadores que ainda não vestiram a camisa do time no Brasileirão, mas que podem ter oportunidades na reta final, nos jogos contra São Paulo e Inter. Entretanto, cinco deles foram relacionados para, ao menos, uma partida - apenas o zagueiro Rafael não chegou a figurar nem no banco de reservas. 

Quando chegou ao Figueirense, o técnico Argel tratou de reintegrar alguns jogadores e, desde o seu primeiro dia, sempre ressaltou a importância de contar com a totalidade do grupo. As lesões, principalmente, e as suspensões por cartões iriam fazer com que a maioria dos atletas atuasse, sem distinção. Assim foi com alguns deles, que passaram a ter participação direta nesta permanência do time, pouco utilizados até a contratação de Argel: Nirley, Dener, França, Jefferson, Léo Lisboa, Felipe, Mazola e Pablo, são alguns exemplos. Jogadores que tiveram participação e foram, em algum momento, protagonista do clube na caminhada de 36 partidas até o momento. 

O ataque talvez seja um sinônimo claro de que Argel tem o grupo do Figueirense em suas mãos. Everaldo, Marcão e Clayton revezam jogo a jogo a titularidade. Em seguida, Mazola e Pablo surgiram como boas opções. Além disso, até Jean Carlos chegou a ter chance com o treinador. Confirmado na elite para 2015, o técnico deve utilizar as duas últimas partidas do campeonato para dar oportunidades aos seis jogadores que ainda não jogaram, até para avaliar os atletas para avaliar a permanência na próxima temporada.  

Com 84% de aproveitamento do grupo alvinegro, o treinador de fato soube lidar com aquilo que tinha em mãos e resgatar a equipe que parecia fadada ao fracasso antes da 13ª rodada, quando estava na lanterna da competição – antes de bater Sport por 3 a 0, no Orlando Scarpelli, e iniciar uma recuperação. 

- A partir do momento que tem grupo de qualidade, porque já existia essa qualidade, o Argel trouxe só o Marcão, e mesmo com os problemas de cartão e lesão, já existia um grupo montado. Podia não existir um grupo motivado, pensando para o mesmo lado, mas ai entra o trabalho de treinador. Tem a motivação, mas o trabalho é muito maior. O jogador tem que entender que tem que ser um grupo de soldados, por isso ganhamos 10 pontos de 12 (nos últimos quatro jogos), porque eles entenderam como se faz futebol, confiaram no nosso trabalho. Estávamos juntos, tomamos decisões juntos - disse Argel, no último domingo. 

Até o momento o Figueirense utilizou um total de 39 jogadores que já atuaram pela equipe neste Brasileirão. Sete deles já deixaram o clube: Artur, Ivan, Marcos Assunção, Kleber, Everton Santos, Dudu e Lúcio Maranhão.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO