Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Flu avalia poupar atletas, e preparador físico admite queda de qualidade

01.09.2014
09:24
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Rodrigo Poletto (E) e Cristóvão Borges avaliam desgaste no Flu
Depois de quase retornar ao G-4 do Brasileirão, o Fluminense volta suas atenções para a Copa Sul-Americana. Mas equipe que vai entrar em campo contra o Goiás, na próxima quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no Serra Dourada, ainda é uma incógnita. Tudo porque o Tricolor vem de uma desgastante maratona de jogos na temporada: foram nove nos 31 dias de agosto, contando ainda a Copa do Brasil, o último o empate com o Corinthians. Se ainda avalia a necessidade de poupar jogadores, afinal dois deles acusaram problema muscular recentemente, a comissão técnica tem uma certeza: a qualidade do futebol praticado cai.   

É assim que o preparador físico Rodrigo Poletto analisa o apertado calendário brasileiro. A receita, agora, é apenas recuperar os atletas. E evitar o ocorrido com Edson e Rafael Sobis, com dores na coxa esquerda – tem dado certo, afinal, o número de lesões diminuiu. Não há tempo para treinar.   

– Temos de avaliar jogo a jogo. Com a base que nós fizemos os jogadores estão suportando bem. Mas sempre tem algum caso especifico que temos de avaliar diferente. No geral, os atletas têm suportado bem a maratona de jogos. Sempre conversamos com o pessoal da fisiologia e fisioterapia para saber se precisamos poupar alguém, mas todos estão suportando bem – avaliou Poletto para completar:   

– Por isso que muitas vezes falamos sobre o calendário do futebol, principalmente quando tem duas competições ao mesmo tempo. Todos os jogos são decisões e são desgastantes. Praticamente não temos tempo de treinar, só de recuperar. Infelizmente o calendário é assim e temos de procurar entrar com um processo de recuperação da melhor maneira possível. A qualidade do espetáculo cai no momento em que você tem essa sequência de jogos difíceis, mas cai para todo mundo. Uma hora pode ser para um time, que tem um dia a mais de recuperação, depois para outra equipe. Nós jogamos na quinta e o Corinthians jogou na quarta, por exemplo. Isso é para todos, infelizmente é assim.   

O sentimento de todos no clube é que a partida, que vale classificação na competição continental, deveria acontecer em outro momento da temporada. O motivo? O duelo contra o líder Cruzeiro, no próximo domingo, às 16h, no Maracanã, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.   

– Para nós o ideal era que não tivesse nenhuma partida, independente do jogo. O ideal era não ter partida para podermos nos preparar para domingo. Passamos por isso na semana passada e jogamos na quinta. Mas a equipe está bem, responde bem e tem força suficiente para conseguir a classificação. Não tenho dúvida também que o contra o Cruzeiro, no Maracanã, será uma grande partida – disse o técnico Cristóvão Borges.   

A segunda-feira, então, será de reavaliação nas Laranjeiras. Além de Edson e Sobis, o Flu ainda não sabe as condições de Diego Cavalieri (gastroenterite) e Valencia (tornozelo direito). Cícero, que estava suspenso no Brasileirão, está à disposição.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO