Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Esportes

Gratycheva e destaques do judô são convocados para Festival na Austrália

01.12.2012
18:00
FONTE: Globo Esporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Gratycheva representou o Mato Grosso do Sul na categoria até 63kg do judô
Ela tem o nome da famosa jogadora de vôlei russa Gratcheva, eleita a melhor levantadora do Mundial de 1994 e medalhista de prata nos Jogos de Sidney-2000, mas foi no judô que a jovem de 15 anos encontrou a sua verdadeira vocação. Natural da cidade de Dourados (MS), Gratycheva Farias deixou o planalto para tentar a sorte no judô em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Destaque da Escola Estadual Onze de Outubro e da seleção brasileira júnior, a atleta foi uma das cinco escolhidas pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para representar o Brasil no Festival Olímpico da Juventude, na Austrália, de 16 a 20 de janeiro de 2013.

Na etapa nacional das Olimpíadas Escolares, em Cuiabá (MT), Gratycheva terminou em quinto lugar pela categoria até 63kg. A escolha foi aliada aos resultados obtidos em duas etapas do Campeonato Europeu de Judô sub-20: um bronze em Berlim, na Alemanha, e a sétima posição em Praga, na República Tcheca.

- Comecei bem nas Olimpíadas Escolares, mas acabei sofrendo um contra-golpe, terminei em quinto e fiquei decepcionada. Estava triste, mas logo me deram a notícia que eu iria para a Austrália e eu fiquei muito feliz. A experiência na Europa foi muito boa e eu vou me aprimorar ainda mais - contou a atleta, que recebeu o nome em homenagem à jogadora de vôlei russa.

Fã do medalhista olímpico Tiago Camilo, Gratycheva começou no esporte, aos oito anos, por influência do pai, professor de MMA e jiu-jítsu, modalidade que ela também pratica e compete. Convidada para treinar com a seleção brasileira, em Campo Grande, ela mudou-se para a casa dos avós e vive uma rotina intensa de treinos. 

- Estudo de manhã e treino das 15h às 20h, de segunda a sexta. Fico tão cansada que no domingo eu só penso em descansar, adoro ficar em casa assistindo seriados. O meu favorito é o "Eu, a patroa e as crianças" - revelou.

Quem também garantiu a vaga para defender as cores do Brasil na Austrália são as paulistas Sabrina Araújo (-48kg), do Colégio Objetivo Praia Grande, Gabriela Clemente (-52kg), do Energia Ativa, e as paranaenses Bruna Nesi (-57kg) e Anny Ribeiro (+63kg), do Colégio Chácara da Emília. No masculino, carimbaram o passaporte Ariel Alencar (-60kg), do Colégio Ávila (GO), Luanh Rodrigues (-66kg), do Colégio Adventista Boa Vista (PR), Andre Humberto (-73kg), da E.E. Prof. Antonio Chaves (MG), Conrado Oliveira (-81kg), da Escola Eleodoro Ébano Pereira (PR) e Clovis Braga Junior (+81kg), da Visconde do Rio Branco (RS).
A competição, que reunirá cerca de 30 países em 17 modalidades, será realizada nas mesmas instalações dos Jogos Olímpicos de Sidney.

Condeferação Brasileira de Atletismo anuncia convocação
Além dos convocados no judô, os membros da comissão técnica da categorias de base da Confederação Brasileira de Atletismo anunciaram os nomes de 24 jovens no atletismo, sendo 12 mulheres e 12 homens.
Medalhista de prata nos 3.000m das Olimpíadas Escolares de Cuiabá, Weverton Fidelis, do C.E. de Campo Mourão (PR), conta que ficou surpreso com a notícia de que seria escolhido e prometeu usar a exoperiência a seu favor no torneio da Oceania.

- Esta não será a primeira vez que eu participo de uma competição internacional, mas vou treinar muito para dar o meu melhor. Já disputei o Sul-Americano de corrida cross-country no Peru e fui a Londres para o Mundial Escolar - contou o jovem de 16 anos, que deu os primeiros passos na carreira em corridas de rua no Paraná.

Vice-campeã brasileira mirim, Iracema Apolinário revelou estar ansiosa para a primeira viagem para fora do Brasil.

- No início, eu levava o atletismo como brincadeira, mas, hoje, virou coisa séria. Foi gratificante ser convocada, não vejo a hora de ir ára Austrália e conhecer, pela primeira vez, um novo país. Vou me inspirar muito no Usain Bolt, meu ídolo. Só de pensar nele, já fico motivada a correr cada vez mais rápido - disse a mineira de Uberlândia, segunda colocada nos 400m do torneio estudantil, em Cuiabá.

Considerado um dos maiores eventos esportivos do mundo para jovens, o Festival Olímpico da Juventude da Austrália será uma preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, em Nanquim, capital da província de Jiangsu, na República Popular da China.

Confira a lista completa dos convocados no atletismo:

Feminino:
- Salto Triplo - Núbia Soares - E.E. Chico Rezende (MG)
- 100m com barreira - Lais Serinoli Rodrigues - Colégio Santa Bárbara (SP)
- Lançamento do disco - Karine de Marchi de Almeida - E.E. Tancredo Neves (PR)
- Salto em distância - Letícia Oro Melo - E.M. Professora Anna Maria Harger (SC)
- 100m - Rayane Amaral Santos - E.E. José Padre Scampini (MS)
- 400m - Iracema Alves Apolinaro - E.M. Professora Olga del Favero Caic Laranjeiras (MG)
- Salto em altura - Ana Paula Caetano de Oliveira - Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal (PR)
- 3000m - Joana Dark Rodrigues Carvalho - E.E. Complexo Nove (GO)
- Arremesso do peso - Amanda Mera Scherer (SC)
- 200m - Daysiellen Dias - E.E. Adolpho Konder - E.E. Walter Negrelli (SP)
- Lançamento do dardo - Lídia Lorena da Silva - Colégio Estadual Governador Flávio Marcilio (CE)
- 800m - Ana Carolyne de Campos Silva - Escola Interativa Coopema (MT)

Masculino:
- 110m com barreira - Julio Cesar Nascimento de Oliveira - Colégio Escola Técnica Triângulo (RJ)
- 100m - Weider Cardoso dos Santos - Ifto Palmas (TO)
- 400m - Anderson Cordeiro Lima Cerqueira - Colégio Estadual Adélia Diniosio Barbosa (PR)
- Salto em distância - Jean Carlos Barbosa - Ebm Pedro I (SC)
- Lançamento do disco - Igor Gonçalves Queiroz - Julio Muller (MT)
- Arremesso do peso - Renan Cazuza Azeredo - Paulo Gissoni (RJ)
- Salto triplo - Ulisses Mateus Silva Costa - EEFM Dom Antonio de Almeida Lustosa (CE)
- 800m - Marcello Augusto Marques - E.E. Benjamin Constant (PR)
- 200m - Samuel Barbosa Parra - E.E. Maria do Rosário Castaldi (PR)
- Lançamento do dardo - Fernando Martins - E.M. Aureliano Pereira da Silva (MT)
- 3000m - Weverton Fidélis - C.E. de Campo Mourão (PR)
- Salto em altura - Ítalo Vasconcelos - Colégio Militar (CE)

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO