Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Esportes

Grêmio encorpa grupo e recheia banco de reservas com ex-titulares

23.07.2014
10:31
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Rodriguinho busca recuperar espaço no Grêmio
Zé Roberto, Bressan, Edinho, Werley, Rodriguinho e Dudu. Já titulares no time no Grêmio, hoje são "reservas de luxo" da equipe de Enderson Moreira e estão em busca de retomada de espaço. Além deles, ainda há Matías Rodríguez e Fellipe Bastos, que ainda nem estrearam oficialmente, sem contar a espera pela regularização de Fernandinho. Se uma das fórmulas para vencer o Brasileirão é ter um grupo numeroso, o clube entrou de cabeça nesse modelo. 

Com opções de sobra, o técnico tricolor ganhou reposição em praticamente todos os setores. Há casos em que ex-titulares ficam de fora até mesmo do banco de reservas. Recentemente, o diretor executivo de futebol Rui Costa revelou conversa em reservado com Bressan, por exemplo, quando o zagueiro precisou ficar de fora de uma partida.

- Nós estávamos falando disso, outro dia. No Grêmio, é difícil até montar o banco da nossa equipe. São muitos jogadores de qualidade - analisa Rhodolfo. 

Na defesa, por exemplo, Bressan e Werley já formaram dupla (ou trio com Rhodolfo) em diversas oportunidades em 2013 como, então, titulares indiscutíveis. 

- A direção buscou fortalecer nosso grupo. Buscou 30 jogadores aptos a poder contribuir. Temos um banco com jogadores experientes e que chegaram e agregaram ao nosso grupo - completa Ramiro.  
  
Os casos de Zé Roberto e Dudu são um pouco diferentes dos demais. Ex-capitão, o camisa 10 entra em praticamente em todas as partidas, mas agora em função recuada, improvisado como volante. Dudu também tem presença constante no decorrer das partidas, embora esteja suspenso contra o Coritiba. 

Contratado em abril, Rodriguinho teve bons momentos na equipe, sendo autor de dois gols no Brasileirão. Acabou perdendo a vaga com a chegada de Giuliano. 
 
Problema identificado   

A falta de "grupo" foi um dos problemas diagnosticados pela direção para a queda do Grêmio nas oitavas de final da Libertadores, em confronto contra o San Lorenzo. Embora a segunda melhor campanha geral da fase de grupos, a equipe perdeu Luan, submetido a uma cirurgia na mão direita, por três partidas, e o time caiu de rendimento em momento decisivo.    

- Precisamos fazer um grupo. Até por ter ficado de fora da Libertadores por falta de opções naquele momento, o Grêmio procurou dar reposição para praticamente todas as posições. Sem elenco, não se ganha. O Cruzeiro ganhou o Brasileirão com duas ou três opções para cada função - discorre o assessor de futebol Marcos Chitolina.   

Luan até voltou antes do tempo previsto (dos 45 dias estimados, retornou em 20). Mas precisou atuar descontado, com proteção na mão, e demorou a recuperar o melhor desempenho. Na época, Alan Ruiz foi o escolhido para substituir o meia-atacante. 

De acordo com o site oficial do Grêmio, são 35 atletas disponíveis para Enderson Moreira. Desses, 17 já atuaram como titulares. A tendência, no entanto, é que o grupo não aumente mais. 

- O Grêmio não está no mercado, a não ser que surja alguma negociação oportunista em que o clube não precise investir - sentencia Chitolina. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO