Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Esportes

Grêmio tem novo alvo e tenta encerrar maior tempo sem técnico desde 2009

26.05.2015
09:31
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Rui Costa e Romildo ainda buscam um novo treinador
Uma marca da qual nenhum clube se orgulha. Nesta terça-feira, completa-se uma semana que Felipão se despediu dos funcionários e dos jogadores do Grêmio e deixou o clube. A demora de sete dias sem um técnico é a maior desde 2009, quando Paulo Autuori acertou a saída e Silas foi buscado para o ano seguinte. Diante de tantas idas e vindas e ao menos duas frustrações públicas, com Cristóvão Borges e Doriva, a direção ao menos tem um novo alvo moldado. E trabalha para que, até o jogo com o Goiás, o profissional já esteja confirmado.

O avanço, todavia, é pequeno. A relação com o novo preferido ainda está em fase inicial. Foi uma das boas notícias oriundas da reunião do Conselho de Administração, realizada na noite desta segunda. Nela, também se debateu sobre o futuro vice-presidente de futebol, sem definições. Enquanto isso, o presidente Romildo Bolzan segue acumulando a função, como o faz desde a saída de Fábio Koff em janeiro.

Enquanto a indefinição se arrasta, o Grêmio completa uma semana sem treinador efetivo. Um tempo só menor do que 2009. Naquele Brasileirão, Autuori adiantou sua rescisão. Marcelo Rospide, interino enquanto o Tricolor esperou pelo desligamento do técnico, treinou o time por quatro jogos no Brasileirão. O período entre o dia 11 de novembro de 2009 e o anúncio de Silas como comandante, dia 6 de dezembro de 2009, é o único maior que o atual na história recente. 

Trocas rápidas são tendências em histórico

Desde então, foram 10 trocas de treinador, até a queda de Felipão. Passaram pelo clube, após Silas, Renato Gaúcho, Julinho Camargo, Celso Roth, Caio Júnior, Vanderlei Luxemburgo, Renato Gaúcho novamente, Enderson Moreira e Felipão. Todos com no máximo dois dias entre o anúncio da queda e da contratação do novo profissional. 

O que se encaminhava para acontecer nesta nova mudança de comando. Romildo anunciou a saída de Felipão na terça. Abriu negociações logo em seguida com Cristóvão Borges. Um entrave no acerto da comissão técnica impediu a contratação. Depois, Doriva foi o alvo. Mas, diante da negativa do técnico do Vasco, houve um recuo para a estaca zero. O perfil, porém, já está traçado. O Grêmio busca um profissional que tenha identificação com o estilo de jogo e valores do clube e traga conceitos considerados modernos. 

Há uma semana, o dia tinha treinos em dois turnos, como nesta terça, no CT Luiz Carvalho. Mas a reunião da diretoria com Felipão, pela manhã, definiu a saída do treinador, enquanto os jogadores trabalhavam na academia. Agora, o interino James Freitas comanda o trabalho, à espera de uma definição. A diretoria não descarta mantê-lo em mais “uma ou duas rodadas” do Brasileiro. Romildo garante que os jogadores estão contentes com o trabalho de James. O lateral-esquerdo Marcelo Oliveira afirmou que o elenco apenas espera a definição e se foca na preparação do dia a dia. 

- A gente fica feliz pelo James ter chegado com a gente, ter trabalhado bem. E o principal, a gente ter conseguido a vitória. A gente fica esperando a definição, sabemos que o melhor vai acontecer. Quando acontecem as mudanças, temos que nos adaptar. Isso o jogador já está acostumado - destacou Oliveira. 

Após o duelo com o Figueirense, quando o Tricolor venceu a primeira no Brasileirão, o presidente Romildo Bolzan Júnior declarou que não há “pressa” para que a diretoria faça contato com o novo técnico. Quando afirmou que o “processo está zerado”, o mandatário informou que opções anteriormente descartadas entre os oferecidos voltaram a ser analisados. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO