Mato Grosso, 16 de Junho de 2024
Esportes

Grêmio usa estudo para ajustar bola aérea e manter defesa zerada em casa

22.06.2016
09:17
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Marcelo Oliveira tira lançamento feito pelo alto
Escalar o goleiro do Grêmio no Cartola FC – fantasy game do GloboEsporte.com – em jogos na Arena tem sido sinônimo de pelo menos cinco pontos extra na rodada. Até o momento, o Tricolor não foi vazado nos jogos em casa pelo Brasileirão. Na vitória sobre o Cruzeiro, a situação se repetiu, mesmo após as críticas feitas à bola aérea, que apresentou problemas contra Palmeiras e Chapecoense. Um estudo preparado pela comissão técnica é o segredo da mudança de postura defensiva e tem interferência direta na invencibilidade de Marcelo Grohe.

Após o jogo com os catarinenses, quando houve erros em dois gols, a comissão técnica se debruçou sobre imagens de jogos de outras equipes do futebol brasileiro, até mesmo de times europeus, para buscar soluções ao problema detectado. Tudo é feito por meio do sistema alemão SAP e de um novo programa comprado, o TOG Sports, da Inglaterra. A partir das observações, Roger fez correções e mudou posicionamentos. Em lances de bola parada, por exemplo, colocou mais jogadores dentro da área, abrindo mão de um possível contra-ataque. 

– O Roger gosta muito de extrair coisas positivas e negativas de outras equipes para implantar no nosso jogo, no nosso estilo. Se for ver, temos tomado poucos gols no Brasileirão. Alguns foram de bola parada. Da mesma maneira que minimizamos os gols com bola andando, temos que minimizar na bola parada. Foi estudado, ele (Roger) olhou diversas equipes, a forma como marcavam, e tentou implantar na última partida. Já mudamos algumas coisas que acredito que vai nos ajudar a evoluir – explicou o volante Ramiro ao GloboEsporte.com.  

Mas o ajuste precisou de repetições à exaustão. Antes do jogo com os mineiros, Roger trabalhou o fundamento nas três sessões de treino que teve disponíveis. O preparador de goleiros Rogério Godoy também deu ênfase nas saídas do gol. Na terça-feira, por exemplo, foi esse o trabalho feito com os arqueiros. Inclusive, mudou a maneira deles baterem na bola. Antes de iniciar a atividade, avisou:

– Está indo mais rasante para ela ir mais rápida. 

Agora, o desafio é manter a meta intacta contra o Vitória na quinta-feira, às 19h15, na Arena, com diversas mudanças. Edílson volta na lateral direita, e a dupla de zaga será Bressan e Fred devido às lesões de Wallace e Pedro Geromel. Em casa, o Grêmio ainda não sofreu gols. Todos foram sofridos como visitante – são oito em nove rodadas do Brasileirão.

– (Bola aérea) É uma coisa que trabalhamos muito e nos cobramos internamente para que não aconteça. Não é só o Grêmio que tomou (gols). Queremos minimizar. Decide jogos, acabamos tomando alguns, mas não preocupa a gente. Mudamos um pouquinho a formação, acho que deu certo e vamos seguir assim que tenho certeza que não vai voltar a acontecer – comentou Bressan. 

Com o clima mais seguro, o Grêmio busca subir na tabela. Em terceiro, está um ponto atrás do rival Inter, que tem 19, mas, mesmo que vença os baianos, não poderá passar o Palmeiras, que venceu o América-MG por 2 a 0 na terça e permanece na liderança.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO