Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Grêmio vê ascensão de Walace como modelo a jovens "aprovados" na Serra

27.01.2015
09:02
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Felipão conversa com Lincoln durante a pré-temporada em Gramado
Ainda em Gramado, com os pés sujos da lama formada pelo temporal que caiu durante o amistoso contra o Novo Hamburgo, Felipão antecipou que havia escolhido o grupo de seis a sete pratas da casa que seguirão com elenco profissional em Porto Alegre. A lista ainda não se tornou pública, mas a tática para os garotos vingarem, sim. A ascensão de Walace no segundo semestre de 2014 virou modelo de sucesso. E se estende para joias como Lincoln e Araújo.

Com 1m87cm, o volante foi recrutado do Avaí em janeiro de 2013 para o sub-18 do Grêmio. Até Felipão chamá-lo, pouco se sabia dele - entrou nos minutos finais da vitória contra o Atlético-MG, ainda com Enderson Moreira. Scolari, todavia, tem particular predileção por jogadores fortes e altos. E não hesitou ao alçá-lo a titular logo na sua estreia, no Gre-Nal de 10 de agosto, pelo Brasileirão. A vitória não chegou, mas Walace deixou o gramado do Beira-Rio como grata surpresa, aos 19 anos.

O roteiro usual indicaria sequência ao jovem. Eis que Felipão não o utilizou nas duas partidas seguintes. Voltaria ao time só no terceiro jogo após o bom Gre-Nal, entrando aos 41 minutos do segundo na vitória sobre o Corinthians na Arena. Fora de novo contra o Bahia, reassumiu a condição de titular no importante triunfo sobre o Flamengo, no Maracanã. Assim se seguiu até o fim do Brasileirão, quando atingiu uma sequência de seis duelos como titular. Uma espécie de "oscilação programada", que rendeu convocação para o Sul-Americano Sub-20, um bom motivo que o afastou da pré-temporada.

- Talento e qualidade não têm idade. O que existe é oportunizar uma chance. O Felipe faz isso muito bem. O Walace não era conhecido. Foi titular num Gre-Nal e depois não foi titular no outro jogo. Isso é normal, até porque o garoto não está acostumado, pode sentir pressão... Nós não temos um time titular. Nem nós sabemos quem poderá jogar - exemplificou o auxiliar técnico Flavio Murtosa, ainda em Gramado.

Felipão usou a mesma tática para Lincoln e Araújo recentemente. Tratado como joia rara aos 16 anos, o meia foi titular no primeiro coletivo, com boa atuação e direito a chapéu no centroavante Everaldo. O presidente Romildo Bolzan chegou a chamá-lo de "exuberante", enquanto Rhodolfo brincou, afirmando que Lincoln iria "pagar os salários" de todos no futuro. Na segunda atividade, começou na reserva e, após retornar aos titulares, foi responsável por dois gols, um dele próprio e o outro em jogada pelo flanco até finalização de Moreno. No jogo-treino contra o Gramadense, iniciou entre os 11. Diante do Novo Hamburgo, no entanto, esperou no banco. Foi assim também diante do Cascavel, no domingo.

- Vocês acham que a gente vai avaliar um atleta de 16 anos num jogo-treino? Tem que parar com essas coisas de valorizar demais um jogador. Isso leva tempo para dizer se vai ser ou se não vai ser - pondera Felipão, na sua tática de retirar a pressão dos garotos.

O volante Araújo foi titular no primeiro coletivo. Depois, deixou o time para o reingresso de Fellipe Bastos. Com a lesão de Ramiro diante do Gramadense, voltou a ser opção. Foi o único garoto a ser elogiado publicamente por Felipão - e em duas oportunidades. Depois, teve o contrato renovado por três temporadas. Quando todos achavam que Araújo ganharia sequência, eis que Scolari o coloca no banco contra o Cascavel. O jovem de 19 anos entrou bem na etapa final e voltou a ser exaltado.

- O Araújo foi um dos que foi muito bem no segundo tempo - destacou o treinador.

Do elenco de 33 atletas que subiu a Serra, sem contar os goleiros e os centroavantes Lucas Coelho e Everaldo, com idades um pouco mais avançadas, foram 14 valores da base que ingressaram numa espécie de vestibular com Felipão. No retorno a Porto Alegre, chegou a notícia de que mais três meninos da base farão um período de treinos com o grupo profissional. O lateral-direito Raul, o esquerdo Júnior e o volante Arthur, que se destacaran na Copinha, serão observados.

A ideia do treinador é reduzir essa parte do elenco para seis ou sete jovens. Segundo ele, as promoções e os cortes já estão definidos, para poder trabalhar com um grupo de até 28 opções para o Gauchão.

Além de Lincoln e Araújo, os jovens que mais atuaram foram o zagueiro Gabriel Silva e o lateral-esquerdo Marcelo Hermes. Gabriel e Hermes tiveram chances muito pelas lesões de Geromel e Marcelo Oliveira, mesmo caso dos goleiros Léo e Tiago, "beneficiados" pelo cansaço muscular de Marcelo Grohe, já recuperado.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO