Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Esportes

Grêmio "vira página" de quedas com melhor largada em pontos corridos

27.05.2016
11:38
FONTE: GloboEsporte.com

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Douglas, Luan e Everton comemoram gol
A vitória por 3 a 0 com atuação de gala sobre o Atlético-MG na quinta-feira, no Horto, pela 3ª rodada do Brasileirão, teve reflexos mais amplos ao Grêmio do que a liderança por pontos no Nacional. O triunfo serve ainda para consolidar de vez a equipe após a eliminação dolorida para o Rosario Central nas oitavas da Libertadores, pouco mais de 20 dias atrás. A queda fica no passado, assim como o discurso do "resgate da confiança". O resultado faz o clube "virar a página". E graças à largada na competição – a melhor do clube na era dos pontos corridos.

O Tricolor é atual vice-líder do Campeonato Brasileiro, com os mesmos sete pontos do Santa Cruz, líder pelo saldo de gols – seis a quatro. A campanha atual é semelhante à alcançada com Celso Roth em 2008. Mas com uma ressalva. A tabela reservou ao Grêmio dois jogos fora de casa na arrancada, enquanto seis anos atrás, a equipe atuou em dois duelos seguidos no antigo Olímpico. 

Diante do Coritiba, no próximo domingo, os gremistas podem chegar a uma inédita série de quatro jogos seguidos sem perder nas rodadas iniciais do Brasileirão. Não à toa, o discurso inflamado da diretoria conclama os torcedores a lotar a Arena contra o Coritiba. Até porque o clube superou de vez o momento conturbado decorrente dos resultados do primeiro semestre.

O triunfo sobre o Atlético-MG suplanta – ao menos momentaneamente – a crise instaurada no futebol gremista após a terceira queda no primeiro semestre, na Libertadores, contra o Rosario Central, nas oitavas de final. A eliminação traumática, somada aos tropeços no Gauchão e na Primeira Liga fizeram o Grêmio remodelar seu departamento de futebol e trabalhar sob pressão durante cerca de 10 dias até a estreia no Nacional. Águas passadas. Página virada.

– O primeiro tempo valoriza o nosso grupo. A vitória é importante para virar a página das eliminações, para chamar o torcedor. A gente aproveita para fazer um apelo para criar a energia positiva dos tempo do Olímpico. Queremos 35 mil na Arena no domingo. A vitória nos remete a uma condição muito favorável – afirma o vice de futebol Alberto Guerra.

– É uma noite especial pela vitória, construída muito bem. Nos deu a possibilidade de entrar no bloco da frente da competição. Desde o primeiro jogo, viemos resgatando a confiança. Foi um jogo bem afirmativo, que nos dá condição de vislumbrar algo ali na frente – chancela o técnico Roger Machado.

O resgate gremista na temporada passa diretamente pela restruturação da defesa, ponto fraco da equipe no início do ano, quando chegou a ser a pior do Brasil entre os times da Série A, com 30 gols sofridos.

 Fruto de trabalho em duas semanas livres, o sistema defensivo gremista é o mais sólido do Brasileirão, com a marca invejável de ser o único não vazado nas três rodadas. E mais do que isso. A diretoria trabalhou para reforçá-lo, com as chegadas do lateral-direito Edílson, já titular, e do zagueiro Wallace.

– A gente vem trabalhando assim faz dois anos. Em 2014, tivemos a melhor defesa do Brasileirão. No ano passado, tivemos a segunda melhor, atrás apenas do campeão, Corinthians. Isso é trabalho, a gente começou mal o ano. Sofremos muitos gols. Tivemos semanas cheias, trabalhamos, acertamos o posicionamento, e a gente vê o resultado – avalia o zagueiro Pedro Geromel.

O Grêmio retorna de Belo Horizonte na tarde desta sexta-feira, sem treinos previstos para o restante do dia em Porto Alegre. A equipe é vice-líder do Brasileirão com os mesmos sete pontos do líder, Santa Cruz, que leva vantagem no saldo de gols – 6 a 4. No domingo, o Tricolor encara o Coritiba, às 18h30, na Arena, pela 3ª rodada do Nacional. Antes, no sábado, Roger Machado define sua equipe  em treino no CT Luiz Carvalho. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO