Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
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Ideia de terceirizar parte do plano de sócios causa divisão no Fluminense

28.11.2014
09:04
FONTE: G1

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  • Fred, Diego Cavalieri e Conca têm fotos nas Laranjeiras divulgando o plano de sócios do Flu
A ideia de terceirizar parte da administração do plano de sócios gera nova divisão no Fluminense. De um lado, o departamento de marketing defende a parceria com uma empresa, que passaria a cuidar do atendimento e da exploração mercadológica do associado. Dirigentes de outras áreas, preocupados com o custo de tal mudança, são contrários ao plano. A decisão, a ser tomada pelo presidente Peter Siemsen, deve sair até o final do ano. 
  
Por trás da alteração, está a necessidade de aumentar o quadro social. São atualmente 24 mil tricolores. No começo do ano, a meta era chegar a 50 mil. E, desde que Marcello Gonçalves assumiu o marketing, ela foi reduzida a 35 mil. Sem sucesso de ser alcançada.   

- Queremos terceirizar algumas atividades que não têm necessidade de serem do Fluminense. O call center, por exemplo. Podemos ter uma equipe de fora, com treinamento especializado, tecnologia melhor. E a empresa em questão oferece mais: uma melhor relação com o cliente a partir de um programa interligado de informações.

 Poderemos identificar gostos, oferecer serviços demandados pelos sócios. A questão é: necessitamos ter gestão mais parruda, o relacionamento com o cliente. Atualmente, ela está abaixo dos outros clubes. E isso tem um custo. Vamos gastar dinheiro com um software e pagar licenças mensais ou contratar uma empresa que faz isso? – defende Marcello.   

Para ele, o debate interno é normal. O principal opositor é Pedro Antônio Ribeiro da Silva, o vice-presidente de projetos especiais. Outros dirigentes questionam a necessidade de novos investimentos em uma época de dificuldade financeira – salários de funcionários e direitos de imagens dos jogadores chegaram a ficar dois meses atrasados sendo regularizados em novembro.   

- Em tudo na vida há de se fazer uma aposta. Se não gastarmos agora, depois talvez tenha de gastar mais na frente para adaptar com o crescimento. O custo será muito maior. Prefiro crescer com qualidade e infraestrutura do que consertar um avião em pleno voo – completou Marcello.   

A negociação é com a CSM. A empresa faz parte de um grupo internacional que trabalha com marketing esportivo e que, em 2012, comprou a agência brasileira Golden Goal. O que esta potencial parceira propõe é assumir em parte a operação do plano de sócios, e isso inclui desenvolver e administrar o sistema que controla o programa e interagir com outras firmas que já prestam serviços específicos – há uma que administra a venda de ingressos, há outra que cuida do call center e do atendimento aos associados. Todas essas pontas seriam amarradas por esta agência a ser terceirizada pelo Fluminense. O clube visa melhorar o CRM, o uso de dados dos associados para relacionamento com o clube, e o controle sobre a inadimplência.   

Só após esta definição é que o programa de sócios para 2015 será lançado. O marketing tricolor planeja quatro novos planos do Sócio-Futebol – que hoje tem apenas um, com desconto de 50% no ingresso, prioridade na compra e direito a voto na eleição presidencial.

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