Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Esportes

Incrédulo com "nova" Libertadores, Autuori mantém foco do Atlético-PR

30.09.2016
16:50
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A notícia sobre um eventual G-5 no Campeonato Brasileiro não animou muito o técnico Paulo Autuori no Atlético-PR. Na última terça-feira, a Conmebol sinalizou com mudanças na Libertadores a partir de 2017, aumentando o número de participantes. Caso seja confirmada as vagas a mais no torneio, o Brasileirão poderá ter um G-5 ainda neste ano. A decisão será no próximo domingo, na Colômbia, que vai definir o novo formato da competição e o número de vagas para cada país.

No estilo "incrédulo", o treinador do Furacão preferiu manter o foco da equipe atleticana na luta pelo G-4. Atualmente, o time está em sexto lugar na tabela, com 42 pontos, a três do Santos, que fecha o bloco dos primeiros colocados. Se o G-5 se confirmar, a distância passaria a ser de apenas um ponto para o Fluminense, com 43 na tabela. 

- Eu não acredito em nada partindo da Conmebol e da CBF. As coisas são faladas e não são concretizadas, então eu vou aguardar. Mesmo que essa decisão seja definitiva, para mim não muda absolutamente nada. Nosso objetivo é estar próximo ao G-4. A minha cabeça está voltada para aquilo que foi definido no início do ano. Infelizmente no futebol brasileiro e sul-americano as decisões são tomadas no meio do caminho. O meu objetivo é fazer bons jogos e ter vitórias que nos permitam estar próximos à zona do G-4 e continuar pensando dessa maneira - disse em entrevista coletiva à imprensa.

Mesmo ainda com um pé atrás, Autuori elogiou a iniciativa da Conmebol e se mostrou favorável às mudanças. Crítico voraz do calendário brasileiro, principalmente com a realização de jogos em todos os dias da semana, o treinador aponta que ele deveria ser reformulado de forma imediata. Na sua avaliação, se o Brasil não caminhar para equalizar o seu calendário junto com o do mundo do futebol haverá mais prejuízo.

- Gostaríamos de disputar todas as competições até o fim, e se você quiser isso vai ter que estar preparado para esse desgaste, que é natural. Essa é a realidade do futebol brasileiro, que devia ser melhor distribuído. Aqui ninguém pensa em espetáculo, só pensam no seu próprio umbigo. Se quisermos pensar em qualidade de jogo temos que repensar completamente o calendário. Espero que a CBF entenda o passo que a Conmebol está dando, acho muito legal isso. Temos que pensar isso para o nosso calendário interno e deixar o romantismo dos estaduais. O importante é a vontade, mas temos que priorizar as necessidades. O calendário brasileiro precisa ser alterado imediatamente. Sou a favor - completou.

O lateral-direito Rafael Galhardo se mostrou mais motivado para a reta final do Brasileirão e se animou com a possibilidade de abrir uma vaga extra restando 11 rodadas para o fim do campeonato.

- Para a gente é interessante, estamos brigando ali em cima com o pessoal do G-4, que agora pode virar G-5. É sempre bom abrir uma vaga, mas não estou muito por dentro das coisas que mudaram e sobre como será a disputa. Temos que fazer a nossa parte e almejar o G-5 para que no ano que vem possamos disputar a Libertadores - pontuou o jogador.

Na briga pelo G-4, o Atlético-PR encara o Santos na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, às 16h (horário de Brasília) de sábado, na Vila Belmiro. O Peixe está em quarto lugar na tabela, com 45 pontos, e vem de vitória sobre o Internacional na última quarta-feira, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO