Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Esportes

Interino do Inter supera tragédia e tem talento para descobrir craques

07.08.2015
08:42
FONTE: GloboEsporte.com

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Valdívia foi lapidado por Odair no Inter
O espanto causado pela demissão de Diego Aguirre, anunciada nesta quinta-feira, abriu espaço para Odair Hellmann, ex-volante e auxiliar permanente do Inter, vivenciar a principal chance da carreira como treinador, iniciada após pendurar as chuteiras, em 2009. Neste domingo, às 18h30, o interino terá a responsabilidade de comandar o Colorado no Gre-Nal, na Arena, pela 17ª rodada do Brasileirão. 

Aos 38 anos, impressiona por sua história de vida além do futebol. E não apenas por ter participação decisiva na contratação de Fernandão, em 2004, ou por ter auxiliado a lapidar Valdívia e Geferson no atual elenco colorado. Ainda como volante, em 2009, estava presente no trágico acidente com o ônibus do Brasil de Pelotas, que vitimou três xavantes: o ídolo Cláudio Millar, o zagueiro Régis e o preparador de goleiros Giovane Guimarães.

Volante de origem 

Volante promissor, Odair iniciou a carreira como jogador do Inter, na década de 90, e foi lembrado para seleção de base, em 1997. Pelo clube gaúcho, Atuou ao lado de jogadores como Dunga e Christian, antes de rodar pelo país. 

Também passou por Fluminense e clubes como Remo, Veranópolis, América-RN, CRB e... Brasil de Pelotas. Foi no clube xavante, aliás, que teve a experiência mais difícil na vida. 

Por volta das 23h23 da noite de 15 de janeiro de 2009, o ônibus de dois andares que carregava a delegação do Brasil-RS, retornava à cidade, na região sul do Rio Grande do Sul, após um jogo-treino diante do Santa Cruz. O veículo despencou em um barranco de 40 metros, após erro em curva no acesso da RS-471 à BR-392, em Canguçu. 

O trauma da tragédia fez com que Hellmann encerrasse a carreira aos 32 anos para dar início à trajetória como auxiliar técnico, nas categorias de base do Inter. Alçado ao grupo principal por Dunga, em 2013, também já trabalhou com técnicos como Clemer, Abel Braga e, claro, Diego Aguirre. A relação com o Colorado, porém, iniciou muito antes.

O trauma da tragédia fez com que Hellmann encerrasse a carreira aos 32 anos para dar início à trajetória como auxiliar técnico, nas categorias de base do Inter. Alçado ao grupo principal por Dunga, em 2013, também já trabalhou com técnicos como Clemer, Abel Braga e, claro, Diego Aguirre. A relação com o Colorado, porém, iniciou muito antes.

Indicação de Fernandão

O técnico interino nutre amizade com Fernando Carvalho, ex-presidente Campeão da Libertadores e do Mundial, em 2006. Foi Odair, inclusive, quem indicou ao então mandatário o nome de Fernandão - cuja morte em acidente aéreo completou um ano, em junho - em meio a reestruturação do clube, em 2004. E o conselho foi acatado. O dirigente chegou a viajar a Goiânia para assegurar a contratação do centroavante, então de saída do Olympique de Marselha, da França. 

Carvalho se rende em elogios ao atual treinador interino. E aposta que Odair terá futuro promissor como técnico.  

– Ele sempre demonstrou aptidão para ser alguém do futebol. Se dedicou ao processo de campo e tem sido competente no que faz. Acho que tem grande futuro. Não é à toa que foi chamado por Dunga (em 2013) para ser auxiliar técnico e também foi convocado para a Seleção – conta Fernando Carvalho, ao GloboEsporte.com. 

Outro que conhece bem o auxiliar-técnico é Clemer, que trabalhou no clube gaúcho até este ano e conviveu com Odair em categorias de base. Mesmo com pouco tempo até o Gre-Nal, aposta que o auxiliar-técnico será capaz de montar um time competitivo para o clássico. 

– É um profissional de primeira linha. Até sou suspeito pra falar, porque é meu amigo, mas posso garantir que ele conhece muito de futebol. Trabalhamos na base do Inter por um bom tempo e, juntos, conseguimos revelar vários jogadores e formar uma geração campeã. O Odair possui experiência de sobra na bola, conhecimento de metodologia de treinamentos e sabe explorar bem o material que tem em mãos. Tenho certeza de que, mesmo com poucos dias até o Gre-Nal, ele vai formar uma equipe competitiva para esse clássico e com condições de vencer – aposta Clemer.

Lapidagem a Valdívia 

Peça-chave da comissão técnica de Abel Braga em 2014, Hellmann também tem contribuição significativa para o sucesso da equipe de Diego Aguirre, antes da queda na Libertadores diante do Tigres e a consequente demissão, nesta quinta. Foi graças a seu trabalho e conselhos, com análise de vídeos e lances, que Valdívia deu o salto de qualidade na temporada atual, a ponto de saltar da equipe reserva ao protagonismo, como artilheiro da equipe, com 11 gols na temporada. 

- O Papito (apelido de Odair) tem me ajudado muito, junto com toda a comissão. Eles mostram tudo o que fiz certo e o que preciso melhorar. Vendo os lances e ouvindo as explicações fica muito mais tranquilo de assimilar e corrigir. Esse momento positivo passar por isso. Cresci muito taticamente. Hoje entro mais na área, acompanho o lateral até o fim. A técnica aparece mais quando você está bem posicionado. Só posso agradecer ao Papito e todos que se preocupam com minha carreira - afirma o garoto.

Além de Valdívia, Hellmann foi importante para assegurar a contratação do lateral-esquerdo Geferson ao clube, em 2010. Então no vitória, o garoto de 15 anos foi observado pelo interino, auxiliar das categorias de base, à época, na Copa Promissão, em São Paulo.

Nesta quinta-feira à tarde, Odair Hellmann já comandou seu primeiro treino pelo Inter, com portões fechados no Beira-Rio. Enquanto aguarda a definição do sucessor de Diego Aguirre,  comandar o time  no Gre-Nal das 18h30 deste domingo, na Arena, pela 17ª rodada do Brasileirão.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO