Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Esportes

Iraniana será porta-bandeira no Rio e disputará Olimpíada e Paralimpíada

27.07.2016
10:56
FONTE: Alexandre Alliatti, no Rio de Janeiro

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Zahra Nemati carregará a bandeira do Irã na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio

A vida de Zahra Nemati tinha vínculos inabaláveis com o esporte em idos de 2004. Ela, na época uma jovem de 19 anos, era faixa preta em taekwondo e integrava a seleção nacional do Irã. Mas no meio do caminho havia um acidente de carro. O impacto atingiu a espinha de Nemati, e a atleta perdeu o movimento das pernas. Era o fim de sua trajetória no taekwondo. E, mal sabia ela, o começo de uma impressionante história olímpica.

No dia 5 de agosto, Zahra Nemati carregará a bandeira do Irã na cerimônia de abertura dos Jogos do Rio no Maracanã. Repetirá, 20 anos depois, o histórico gesto de Lida Fariman, a primeira mulher iraniana a disputar uma Olimpíada desde a revolução de 1979 – e a primeira na história a ser porta-bandeira da nação islâmica. Mas há uma diferença que torna Nemati ainda mais emblemática: ela estará no Brasil para participar tanto da Olimpíada quanto da Paralimpíada. 

Acontece que a iraniana, dois anos após o acidente, não suportou mais a distância do esporte. E passou a praticar tiro com arco. Não demorou a tomar gosto: encontrou na nova modalidade o prazer que tinha na antiga atividade. E os resultados começaram a aparecer.

Em apenas seis anos, ela fez história. Nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, Nemati conquistou a medalha de ouro individual na prova W1/W2, quebrando o recorde paralímpico, e também levou o bronze por equipe. Foi a primeira mulher iraniana, em todos os tempos, a ser campeã de uma prova olímpica ou paralímpica.

E não se contentou. Decidiu que também deveria participar dos Jogos Olímpicos – embalada pelo feito da italiana Paola Fontato, que disputou os dois eventos em Atlanta-96. A classificação saiu no ano passado, no Campeonato Asiático de Tiro com Arco, na Tailândia. Em 23 de janeiro, veio a confirmação de que ela também seria porta-bandeira do país.

Os resultados conquistados por Nemati em disputas olímpicas não indicam grandes chances de medalha. No ano passado, no Mundial de Copenhague, ela foi apenas a 57ª. Sua melhor performance recente foi o nono posto na Copa do Mundo de Antalya, na Turquia. Mas nada disso tiro da atleta a esperança de novas façanhas.

- Farei meu melhor para ter conquistas na Olimpíada e na Paralimpíada simultaneamente. Quero dedicar uma medalha de ouro para minha família – disse ela recentemente à BBC. (O comitê olímpico iraniano não atendeu à solicitação do GloboEsporte.com para uma entrevista com a atleta)

Zahra Nemati chega aos Jogos do Rio com 31 anos. Ela treina em um clube chamado Tarasht, na cidade de Kerman, onde nasceu. É uma referência do esporte iraniano – e figura admirada mundo afora, a ponto de ser palestrante em painéis da ONU (Organização das Nações Unidas).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO