Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Jogadas ensaiadas, elenco dinâmico e trocas: Moisés explica "novo" Verdão

27.06.2016
09:05
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Moisés é um dos pilares do Verdão polivalente
Com seu melhor início no Brasileirão desde que o torneio passou a ser disputado por pontos corridos (2003), o Palmeiras chama a atenção por ter a cara do técnico Cuca e um grande número de variações táticas. Um estilo que tem agradado os próprios jogadores, que compraram a ideia do comandante. Mesmo na derrota para o Cruzeiro, por 2 a 1, no último domingo, o time se manteve fiel às convicções do treinador. 

A maior parte da preparação, que inclui diversas jogadas ensaiadas e um renovado padrão, não é vista pela imprensa. Cuca fecha os treinos em dias de atividades táticas – os portões são abertos aos jornalistas somente quando o trabalho já está na parte final. Vem dando resultado: já são sete vitórias em 11 jogos no Brasileiro.  

– Às vezes é até chato para os repórteres, que acabam ficando do lado de fora. Ele tranca um pouco o treino, mas faz parte. São jogadas que podem definir a partida. A falta que o Jean cobrou contra o Santa Cruz, ninguém esperava. Nas preleções, o Cuca fala: "Vamos fazer, vocês estão bem treinados e podem fazer". É mérito dele, temos de enaltecer isso. E também dos jogadores, que confiam e estão executando da melhor forma possível – conta o meia Moisés. 

O próprio Moisés é um dos pilares do Palmeiras polivalente de Cuca. O jogador, que pode atuar tanto como volante quanto como armador, se notabilizou pelas cobranças de lateral. Um fundamento que acabou se transformando em arma do Palmeiras. Já foram três gols neste Brasileiro iniciados por arremessos de Moisés para a área. Fruto da observação atenta do treinador.  

– No jogo contra o São Paulo, num lance no segundo tempo, eu peguei a bola e cobrei para dentro da área. Mas era uma coisa de jogo, nada treinado. No dia seguinte, o Cuca me chamou e perguntou: “Você tem força para jogar lá dentro?”. Eu disse que tinha. Ele falou: “Então vamos treinar e adaptar essa arma, que pode ser importante para a gente”. Aí começamos, deu certo. Nas últimas duas semanas, treinei com bolas mais pesadas, as medicinais, para ter mais força e arremessar mais longe. Se está surtindo efeito, vamos aprimorar para usufruir – explicou.  

Mesmo quando mantém a escalação, como foi nas vitórias sobre Santa Cruz e América-MG, Cuca busca surpreender os adversários de alguma forma. No caso das duas partidas, foram três substituições distintas: entraram Thiago Santos, Cristaldo e Fabrício contra o time pernambucano, e Fabiano, Zé Roberto e Vitinho diante dos mineiros.  

As alterações não incomodam os jogadores. Pelo contrário: o elenco se sente mais preparado para uma competição longa, e a concorrência é estimulada diariamente. 

– Quando você é bem treinado, não há problema nisso. O Cuca sabe as peças que tem. E está sabendo usar da melhor forma possível. Nas mudanças de um jogo para o outro, ele consegue descansar um jogador. Aí quem entra quer aproveitar a oportunidade. Está sabendo aproveitar o elenco que tem. Isso não atrapalha de forma alguma, só ajuda. Estamos vendo isso dentro de campo – argumentou Moisés. 

– Não é que ele (Cuca) pega e põe para jogar. Independentemente da formação, ele trabalha aqui no treino e executa no jogo. Com isso, a gente consegue entrar nos jogos e desempenhar da melhor forma possível.

Agora, a missão do técnico é melhorar o desempenho do Palmeiras fora de casa neste Brasileiro. No último sábado, o Verdão teve a chance de permanecer na liderança sem depender de outros resultados, mas perdeu para o Cruzeiro por 2 a 1, de virada. A equipe conquistou apenas 4 de 15 pontos disputados como visitante. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO