Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Esportes

Koff vê cantos de "macaco" como ato proposital: "Que torcedor é esse?"

01.09.2014
05:00
FONTE: Globo Esporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O presidente Fábio Koff adotou um tom forte diante dos cânticos entoados neste domingo por parte de gremistas na vitória de 1 a 0 sobre o Bahia, pelo Brasileirão, chamando os colorados de "macacos". 

Em entrevista coletiva na Arena, afirmou que a atitude oriunda do setor da Geral do Grêmio justamente no jogo seguinte às injúrias de Aranha pode ser vista como proposital. Na quarta, o clube será julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e pode ser excluído da Copa do Brasil.

- Eu tenho a lamentar de novo os cânticos racistas que não cabem dentro do estádio. Não há como o Grêmio admitir isso como instituição. Nós temos que enfrentar o problema e com muito rigor. Pois estamos sofrendo consequências... Estamos a dois dias de um julgamento que pode excluir o Grêmio de uma competição e parece que propositalmente querem prejudicar o Grêmio. Que torcedor é esse que vai ao estádio para prejudicar o seu clube? - avaliou.

Koff citou o fato de sua gestão ter rompido com os benefícios à Geral do Grêmio como uma das possibilidades que levariam os torcedores a uma eventual retaliação. E prometeu excluir os gremistas que cantaram "macaco", caso esses sejam sócios.

- Vamos ver se não identificamos hoje e os excluímos da convivência do estádio - avisou.

O 1 a 0 contra o Bahia ficou marcado pelas manifestações institucionais e espontâneas de torcedores em repúdio ao racismo. O movimento foi acentuado após as injúrias raciais sofridas pelo goleiro Aranha, na derrota para o Santos, na quinta, pela Copa do Brasil. 

No entanto, em alguns momentos, ecoou da arquibancada norte o cântico "chora, macaco imundo", uma música já tradicional da torcida organizada Geral do Grêmio. O restante do estádio vaiou, mostrando contrariedade com o gesto destes torcedores. Nesta semana, outra organizada, a Torcida Jovem, anunciou que decidiu abolir "macaco" e "macacada" de canções contra o rival Inter. Por sua vez, o coletivo Grêmio Libertador publicou em seu site um pedido para que os torcedores não usem mais as mesmas palavras.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO