Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Esportes

Líder discreto, Ernando se torna ponto de equilíbrio em meio à crise no Inter

26.08.2016
09:13
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Ernando sobe mais alto que a defesa do São Paulo e cabeceia
Em um momento no qual é difícil encontrar alento no Inter, Ernando surge como um sopro de serenidade. Sem arroubos, ascendeu na hierarquia do vestiário, com seu estilo pacífico, mas que consegue orientar os parceiros. Não faz o estilo zagueiro grosso, que só rebate e faz faltas. Sem se machucar e com poucos cartões recebidos, é presença certa em campo. Para completar, ainda se aventura ao ataque e vira opção. Tais requisitos o fizeram ganhar a braçadeira de capitão de Paulão após Celso Roth assumir como treinador.

A mudança ocorreu porque existia um entendimento de um desgaste do antecessor na função. Porém, era preciso encontrar alguém que preenchesse lacunas: experiência, tempo de clube, tranquilidade para passar ao grupo neste momento de instabilidade, mas que também soubesse o momento de puxar os colegas e levantá-los, principalmente os garotos.

O perfil de Ernando pareceu o mais adequado. O jogador de 28 anos está no Inter desde 2014. Com 141 partidas, só atuou menos que Alex - com 309 - do atual grupo. Paulão, por exemplo, soma 118. O vice de futebol Fernando Carvalho é um entusiasta do defensor:

- É um jogador experiente. Passa tranquilidade ao grupo, mas também sabe motivar.

Há outros trunfos que credenciam o zagueiro. Pode atuar nas quatro funções da defesa e também ser improvisado como volante. E, mesmo em um momento no qual o time padece, em especial o sistema do qual faz parte, não se esconde de assumir os erros. Em recente entrevista coletiva, admitiu que decaiu em relação ao início do Brasileirão:

- No começo do Brasileiro, eu estava em um momento muito bom. Nossa equipe tinha a melhor defesa. O começo estava bom, mas tenho me cobrado por essas derrotas. Infelizmente, o rendimento, não só meu, mas de todo o grupo, caiu. Espero que melhore para o coletivo se sobressair nas próximas partidas.
 
Se a parte defensiva precisa elevar, Ernando virou uma arma no ataque. Tem 23% de participação direta nos gols da equipe na competição. Anotou dois, deu duas assistências e, no último domingo, cabeceou em Mena, que fez contra para garantir o empate colorado em 1 a 1 com o São Paulo.

O estilo suave também aparece em campo. Apesar da função, não se caracteriza por ser um zagueiro faltoso. Pelo contrário. Só cometeu 13 infrações, o que o coloca como o 10º entre os colorados. Só levou dois amarelos, o que o faz ser o único da equipe a ter disputado as 21 partidas pelo certame. É ainda quem mais desarma, com 128, e o terceiro que mais acerta passes, com 438, só atrás do volantes Fernando Bob (509) e Fabinho (443). 

Neste domingo, o Colorado torce para que Ernando e seus pares consigam conter o Sport e, de quebra, quebrem a incômoda sequência de 13 partidas sem vitória - com nove derrotas neste período. A partida será disputada às 18h30 na Arena Pernambuco. Atualmente, o time está em 15º com 23 pontos, mesmo número do Vitória, 17º e primeiro na zona de rebaixamento.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO