Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Lincoln ganha vida nova sem Douglas e se agarra a conselhos do camisa 10

30.01.2015
09:12
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Felipão se impressionou com Lincoln ainda em 2014
Depois de treinar durante toda a pré-temporada como titular, Douglas está fora da estreia do Grêmio no Campeonato Gaúcho. A ausência do camisa 10 por problemas de documentação fez ressurgir no elenco o jovem Lincoln, 16 anos. O experiente meia é um dos principais conselheiros da joia gremista, que busca inspiração em conversas com o jogador pedido por Felipão para se ambientar ao futebol do elenco profissional. A nova chance veio nesta quinta, quando Scolari esboçou o time da estreia com o União Frederiquense, neste sábado, às 17h, na Arena. 

Aguardado com expectativa, Lincoln chamou atenção logo no primeiro coletivo na pré-temporada, quando foi utilizado como titular na atividade que esboçou o Grêmio de 2015. Nos primeiros trabalhos, deu um chapéu em Everaldo que deixou todos embasbacados. O presidente Romildo Bolzan chegou a chamá-lo de "exuberante", enquanto Rhodolfo brincou, afirmando que Lincoln iria "pagar os salários" de todos no futuro. Felipão foi na contramão e disse que o garoto tinha que "aprender um monte de coisas". 

No segundo coletivo, Lincoln entrou no time titular após 19 minutos de marasmo na armação de jogadas. Com a joia, foram três gols em cinco minutos - com um passe e um tento dele. Iniciou o primeiro teste como titular, no empate contra o Gramadense. Mas, gradualmente, foi perdendo espaço, até pelo rendimento no jogo-treino.

 Nos treinos seguintes, Felipão, que ainda não tem Giuliano, lesionado, testou várias situações, com Luan como meia e Galhardo como acompanhante de Douglas. Além de colocar para jogar alguns jovens velocistas, como Everton e Paulinho. 

O garoto reúne características semelhantes às de Douglas, contratado a pedido de Felipão para ser o maestro de 2015. Inclusive, se aconselha com o camisa 10, em conversas no vestiário e nas concentrações. Pede dicas do que fazer em campo para ser mais efetivo e transformar passes e lançamentos em gols. 

- O Lincoln é mais novo, mas são praticamente as mesmas características do Douglas, muita qualidade, perna esquerda, e tem a qualidade de colocar o centroavante na cara do gol. Ele tem conversado com o Douglas, tem pedido informações para ele. Vai ajudar muito a gente, é um garoto promissor, escuta bastante. Espero que ele possa ajudar a gente no sábado para começar o ano com vitória - confia o volante Fellipe Bastos. 

A principal dica de Douglas para Lincoln é não perder a coragem de tentar um passe vertical que deixará o camisa 9 na cara do gol. E que rode a bola rápido. Quanto menos segundos com a bola nos pés, menor a chance de levar pancadas e acabar machucado. As conversas também servem para tranquilizar o jovem, que recém subiu das categorias de base, saltando do juvenil diretamente para o profissional.

- É mania do jogador da base segurar mais a bola. Se segurar a bola no profissional toma porrada. Tocar mais rápido, e ele tem feito nos treinos, e tentar um passe mais complicado para ele colocar na cara do gol, como o Douglas faz há muito tempo e ele vai começar a fazer para a gente - revelou Fellipe Bastos, um dos amigos de Douglas no clube.  

Tudo começou em 2014. Lincoln se destacou num treinamento dos garotos do time juvenil contra os jogadores que não vinham sendo titulares, em agosto. Foi tão bem que Felipão foi buscar informações de quem era Lincoln Henrique dos Santos. Ouviu que tinha apenas 15 anos e que não poderia colocá-lo para jogar.

 Angustiado, esperou para que em 2015 pudesse escalar o seu “diamante negro”. E terá essa chance, enfim.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO