Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Esportes

Luan iguala maior jejum da carreira, mas é esperança do Grêmio em semi

26.10.2016
08:56
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Luan treina pênalti na véspera da partida
Não restam dúvidas quando surge a pergunta sobre quem é o jogador diferenciado do Grêmio. Luan é a resposta quase unânime. Mas o fato é que o campeão olímpico não passa por um bom momento. Artilheiro do clube gaúcho no ano, vive jejum de 12 jogos, o seu maior desde que chegou ao elenco profissional gremista. Nesta quarta-feira, terá mais uma chance para acabar com a seca no primeiro duelo da semifinal da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, no Mineirão. 
O último gol de Luan saiu no empate em 1 a 1 contra o Atlético-MG, na Arena, no dia 28 de agosto. Desde então, o atacante não balança as redes e nem mesmo dá passe para gol – participou do gol de Pedro Rocha sobre o Palmeiras, ao cruzar para Geromel finalizar e Pedro Rocha concluir. Quase dois meses e 12 jogos depois, o atacante entra como um dos principais nomes do Grêmio na decisão – ele ficou de fora do jogo com o Vitória, suspenso, e do empate com o Santos, poupado. 

O atacante é líder de finalizações do Grêmio no Campeonato Brasileiro, com 74 tentativas em 24 jogos, com média de três por partida. Só está abaixo na estatística da competição de Gustavo Scarpa, do Fluminense, que acumula 90. No ano, contabiliza 11 gols e 10 passes para gols, sendo o artilheiro do clube, algo que já ocorreu também na temporada passada. 

– Tenho conversado com todos atacantes, procuro mostrar o melhor caminho. Mas eles estão em campo. Lógico que gostaria de ver o Luan fazendo gols, mas o importante é ver a equipe ganhando. Importante é o resultado, não importa quem faça os gols. Importante é o grupo, não tomarmos o gol e fazermos. Desde que um deles faça, não importa, pode ser de tiro de meta, se a gente sair com a vitória. Agora, se for dos atacantes, melhor ainda – comentou o técnico Renato sobre a situação. 

Em  2014, Luan viveu jejum semelhante, quando dava seus primeiros passos no time profissional do Grêmio. Comandado por Enderson Moreira, o atacante marcara com o time B gremista, no empate com o Brasil de Pelotas, em março, pelo Gauchão. Depois, passou cinco meses na seca, até fazer um dos gols do 2 a 0 sobre o Criciúma, justamente após um clássico Gre-Nal. 

Mesmo sem marcar, Luan é peça central na engrenagem do ataque gremista. É o jogador mais avançado do setor, mas aparece por todos os lados para participar da construção das jogadas. Abre espaços, especialmente para Pedro Rocha ou Everton entrarem na área. É constantemente elogiado pelos companheiros pela capacidade de romper a marcação dos adversários a dribles. 

O jovem se consolidou nesta função especialmente com Roger. Renato inicialmente até escalou-o por uma das pontas, mas depois voltou a posicioná-lo por dentro, livre para se movimentar. Contra o Cruzeiro, resta observar se a pontaria estará afiada novamente. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO