Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Esportes

Maluco e estrategista: convicto, Cuca ganha grupo e diretoria do Palmeiras

29.04.2016
08:53
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Alexandre Mattos, Cícero Souza e Cuca durante treinamento do Palmeiras
Ao declarar no último domingo que o Palmeiras será campeão brasileiro, o técnico Cuca fez todos no clube terem certeza de que ele é maluco. Mas um maluco do bem, que talvez só não saiba medir (ou apenas não se importe com) as consequências de sua sinceridade. 

A projeção mais do que otimista feita nos vestiários da Vila Belmiro,  após a queda para o Santos na semifinal do Campeonato Paulista, aumenta muito sua responsabilidade. E ele não está nem aí. Por uma razão que impressiona atletas e dirigentes: Cuca confia muito em seu trabalho. Um trabalho que, por enquanto, vem sendo bem avaliado pela diretoria.

O treinador assumiu o time em um momento bastante delicado e, apesar de não ter conseguido evitar as eliminações na competição estadual e na Taça Libertadores, está há sete jogos sem perder. São cinco vitórias e dois empates, sendo o último deles épico, contra o Santos, com dois gols no final – na disputa por pênaltis, o rival levou a melhor.

Dois dias depois, na terça-feira, a diretoria fez uma negociação surpreendente a pedido dele. Mandou para o Cruzeiro o meia Robinho (líder de assistências no ano e marcado por dois gols de cobertura em Rogério Ceni) e o lateral-direito Lucas (capitão até dezembro e ultimamente reserva). Em troca, recebeu os laterais Fabrício e Fabiano, que jamais brilharam no time mineiro.

Grande parte da torcida considerou ser uma troca ruim. No entanto, trata-se de um passo calculado do treinador. O treinador antecipou sua entrevista coletiva para explicar que os ex-cruzeirenses são polivalentes e têm características mais úteis para a equipe que ele planeja.

– Modéstia à parte, sei fazer montagens de elenco. Estou tendo apoio do Alexandre (Mattos, diretor de futebol), do presidente (Paulo Nobre), em cima dessa montagem. Sei que ela traz algum desconforto, não só para mim. É o natural do futebol. Mas, se não encarar sua estrada, você não sai do lugar. O que vai responder se é certo ou não é o resultado final – disse, convicto, na quarta-feira.

Com essa segurança acima do comum, suas explicações e os resultados em campo, o comandante ganhou respaldo da diretoria e a confiança dos jogadores.

– O Cuca é o maior estrategista com quem eu trabalhei – disse um palmeirense ouvido pela reportagem.
A didática nos treinamentos – alguns mais teóricos, com pequenos cones espalhados pelo campo – e as variações táticas de acordo com o adversário impressionam quem convive de perto com o técnico pela primeira vez. Em meio aos sete jogos de invencibilidade, o Palmeiras anulou o Corinthians (com dois meias marcando os laterais), segurou o Rosario Central na Argentina (jogando com três zagueiros) e quase surpreendeu o Santos na Vila Belmiro (após substituições no segundo tempo).

O contrato de Cuca com o Palmeiras é válido apenas até o final deste ano. Uma condição que foi sugerida pelo presidente Paulo Nobre, cujo mandato se encerra na mesma época, e aceita sem problemas pelo treinador. Por quê? Porque ele, confiante que é, tem certeza de que seu trabalho vai convencer também o próximo mandatário. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO