Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Esportes

Mano lamenta derrota "fora de hora" contra o Figueira: "Era para embalar"

25.09.2014
09:06
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Mano Menezes já admite que título ficou fora da realidade do Corinthians
A vitória em um jogo grande contra o São Paulo encheu o Corinthians de ânimo para a sequência do Campeonato Brasileiro, mas o revés por 1 a 0 diante do Figueirense, nesta quarta-feira, em Florianópolis, tratou de frear as esperanças alvinegras de brigar pelo título da competição. O técnico Mano Menezes lamentou a derrota, especialmente por ela ter ocorrido depois de um clássico tão bem jogado. O Timão tem 40 pontos e está fora do G-4, ultrapassado pelo Grêmio.

– Precisamos de uma sequência de vitórias. Hoje era uma boa oportunidade para conseguirmos isso. O Figueirense impõe dificuldade aqui contra todo mundo, o jogo tem características diferentes, mas era para embalar depois de uma grande vitória no clássico, que deu animação para todos nós. Um clássico bem jogado. Era a hora – lamentou Mano.

Curiosamente, o gol do Figueirense saiu segundos depois da melhor chance que o Corinthians teve no jogo: um passe perfeito de Luciano para Guerrero, que chutou no travessão. No ataque seguinte, o time catarinense fez o gol da vitória com Marcão, de cabeça.

– Às vezes é por capricho do futebol. Um lance antes de tomarmos o gol, tivemos a bola do jogo. Uma jogada bem feita, um passe bonito do Luciano, uma conclusão ainda melhor do Guerrero. Mas penso que temos de ser contundentes quando o jogo fica como ficou no segundo tempo, aberto – analisou Mano.

A próxima partida do Corinthians é contra o Atlético-PR, domingo, em Curitiba. O time terá os retornos de Fábio Santos, Bruno Henrique e Petros, que cumpriram suspensão nesta quarta-feira.

Confira abaixo os principais tópicos da entrevista coletiva:

Luta vai ser por Libertadores?

– Não vou ficar a cada rodada falando que a briga é disso, daquilo. Não podemos abrir mão de nada enquanto tivermos chances de brigar pelo título, estando mais perto ou mais longe.

Falta de sequência

– Ela (sequência) não tem vindo quase pra ninguém. Se você olhar, vai ver que as outras equipes passam pela mesma dificuldade que a gente. Elas não conseguem o resultado. Quem tem conseguido mesmo é o Cruzeiro, e exatamente por isso está liderando a competição e já há bastante tempo é o favorito para a conquista. As outras equipes oscilam, ganham um jogo, fazem até duas vitórias, mas perdem a terceira, e perdem a oportunidade emblemática. Eu sempre falo que existem momentos em que você tem de confirmar. Hoje era um momento para isso. Tudo conspirava a nosso favor. Nossa confiança estava alta, saímos motivados porque jogamos bem, e precisávamos fazer isso hoje. Não conseguimos fazer.

Retorno de Petros

– Vamos esperar ele retornar, depois posso responder. Hoje não foi pela falta do Petros que não vencemos o jogo. Penso que faltou aquilo que não pode faltar para vencer jogos como esse.

Novidades no time

– Já fizemos algo novo no domingo. Hoje mantivemos. Mas tivemos alguns jogadores individualmente abaixo. Sabíamos que íamos ter. Um jogador importante esteve abaixo hoje, que foi o Elias. Com a possibilidade de penúltimo passe, várias vezes esteve nos pés dele, e ele errou como não costuma errar.

 Mas está há quase uma semana sem treinar. O futebol está tão competitivo e nivelado que, se o jogador não treinar, mesmo tendo a capacidade técnica do Elias, não consegue fazer um bom jogo. Tudo isso está junto. Sabíamos que era um jogo difícil pela característica. É quase um jogo de Série B, disputado com condições e características mais diferentes. Aí escapa, entra uma bola, como eles fizeram. Quase não tiveram chance e novamente tomamos um gol de bola parada, e isso incomoda a gente, porque somos bons nesse tipo de jogada. Tomamos três nos últimos dois jogos.

Mudança de postura

– É do campeonato mesmo. Trabalhamos bem essa questão de não se empolgar e não considerar o adversário. Você vence um dos maiores do campeonato e vai para o segundo jogo, que é diferente, a colocação e a grandeza, você não pode deixar isso afetar a maneira como você se comporta. Mas não tivemos essa dificuldade. Foi o jogo mesmo.

Decisões erradas

– As substituições a gente tem de fazer, né? Toda vez que entra um, tem de tirar um. Cabe ao treinador escolher aquilo que ele acha que tem de fazer. O Elias estava desgastado, então saiu. Danilo não jogava 90 minutos há bastante tempo, fez o clássico, então era óbvio que sentiria no jogo de hoje. E Malcom correu, participou bastante, em uma hora você tem de colocar um gás novo, um jogador com mais força física, e a escolha foi por Luciano. Não havia muito tempo para trabalhar e entrar no jogo, mas mesmo assim deu um passe brilhante para Paolo, que poderia ter sido nosso gol da vitória. São escolhas que você faz, às vezes produzem efeitos positivos, às vezes não. Depende de como os jogadores entram.
O que mais te incomodou?

– A derrota.

Falha defensiva no gol

– Se você faz marcação individual no futebol, tem de estar na frente, entre a bola e o jogador. Não fazemos marcação individual, mas sim por zona. O Gil é um dos jogadores que fica na zona. Ele saltou e foi encoberto pela bola. Marcão nem veio de trás e tomou o impulso. Às vezes o jogador fica fora da linha, leva vantagem por correr dentro da área e consegue ter impulsão. A bola encobriu, provavelmente nos posicionamos mal, porque senão a bola não entraria na defesa. Perdemos um jogador de estatura, que era o Danilo, e tínhamos alterado a equipe naquele momento. Bem provável que isso produziu alguma indecisão na hora de se posicionar.

Dificuldades com convocações

– Sabemos o que significam os jogadores. Não temos outra solução. Temos de acreditar nos jogadores que temos, e eu acredito. Por isso tenho falado que estamos acelerando determinadas situações para que os jogadores estejam preparados quando precisarmos deles. Tenho certeza de que vão estar.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO