Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Esportes

Marketing enxuto e contratos longos: estratégia do Corinthians por receitas

17.04.2015
11:19
FONTE: G1

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Com dívidas que ultrapassam os R$ 300 milhões, direitos de imagem em atraso com alguns jogadores e cortes em todas as áreas do clube, o Corinthians tem estratégia definida para gerar receitas e se colocar em situação confortável na parte financeira. O novo departamento de marketing, comandado por Marcelo Passos, já tem seus pilares de ação.

Por um lado, o clube diminuiu em 75% o número de ações de marketing e tentou deixá-las mais direcionadas. Por outro, definiu que não vai mais buscar patrocinadores pontuais para seus jogos. A ideia é firmar parcerias longas e reforçar a marca Corinthians.

De acordo com Marcelo Passos, a nova administração do clube herdou cerca de 60 projetos de marketing que caminhavam paralelamente. Hoje, são apenas 15. Mas reforçados.

– Tínhamos dois filtros para decidir quais projetos iriam ficar: receita a curto prazo, para gerar dinheiro rápido, e construção de marca a médio e longo prazo. Quando colocamos os filtros, chegamos à conclusão de que 15 mereciam ser tocados. A partir daí, tenho mais profundidade e dou mais relevância a cada projeto – explicou Passos.

Para ele, as diretrizes podem gerar resultados em breve. Os projetos de marketing caminham em conjunto com a venda de camarotes e cadeiras cativas – estas vão custar, no mínimo, R$ 7 mil por um contrato de uma temporada.

– O Corinthians vai sair tranquilamente desta situação e ir a um outro patamar – disse o diretor de marketing.

Com os patrocínios, o Corinthians espera gerar R$ 19 milhões anuais: R$ 10 milhões com as mangas da camisa, R$ 6 milhões no espaço da omoplata e outros R$ 3 milhões no calção. Mais do que isso, o clube quer construir parcerias duradouras.

– Temos muitas consultas para patrocínios pontuais. Se abrir espaço, perdemos a chance de ter um parceiro para um projeto mais longo, então estamos evitando esses projetos pontuais. Estamos negociando manga, omoplata, calção, há boas negociações. Quero desenvolver um projeto pra cruzar isso com rede social, ativar na arena. Estou colocando todas as propriedades disponíveis à disposição – explicou Marcelo Passos.

Enquanto o marketing acelera as conversas com possíveis patrocinadores, o departamento de futebol tenta manter a tranquilidade de jogadores com direitos de imagem atrasados – casos de Renato Augusto, Emerson, Guerrero, Jadson, Ralf, Elias, entre outros. 

O presidente Roberto de Andrade espera quitar todos os débitos do elenco até o fim de abril. Para isso, ele conta com os novos patrocinadores. Empréstimo bancário, por enquanto, é a última opção. O Corinthians pretende evitar novas dívidas com os juros impostos pelas instituições financeiras.

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