Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Esportes

Medalhista olímpico, Kitadai fica atrás de rival no ranking, mas pode ir ao Rio

27.05.2016
14:57
FONTE: GloboEsporte.com

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Felipe Kitadai pode ficar fora do Rio 2016
Em uma das brigas mais acirradas por vaga olímpica do Brasil no judô, o medalhista de bronze em Londres 2012 Felipe Kitadai não conseguiu nesta sexta-feira assegurar dentro do tatame a sua classificação ao Rio 2016, no World Masters, em Guadalajara (MEX). Mas ele pode ser convocado por conta do seu histórico, em detrimento da posição no ranking mundial, em que ocupa o 13º lugar, com 1.231 pontos, uma posição e 21 pontos atrás do também paulista Eric Takabatake, seu rival na corrida pelo posto do Brasil no peso-ligeiro (60kg). Os dois caíram na primeira rodada – Kitadai perdeu para o sul-coreano Won Jin Kim, o nº 2 do ranking, e Eric não passou pelo francês Walide Khyar, o número 21.

 Assim, como Felipe não ultrapassará o oponente no ranking mundial, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) poderá utilizar critérios subjetivos, como a trajetória de cada judoca nos últimos anos e seus últimos resultados em competições importantes. Neste caso, Kitadai levaria vantagem. 

A entidade, que num primeiro momento dizia que o ranking seria o critério principal, já vinha informado nos últimos meses que a posição na lista da Federação Internacional de Judô poderia não ser determinante. A convocação será feita na próxima quarta-feira. E pode pesar a favor de Kitadai o fato dele ter sido campeão do Campeonato Pan-Americano de Havana, no mês passado, enquanto Takabatake foi medalhista de bronze. Felipe também tem ao seu favor a quinta colocação no Mundial de Astana (CAZ), no ano passado, quando Eric caiu na terceira rodada. Taka se deu melhor do que Felipe em uma competição relevante: ele foi campeão do Grand Prix de Havana no início deste ano, quando o rival ficou em sétimo lugar.

Outras duas categorias de peso masculinas também podem gerar o mesmo tipo de polêmica na corrida pela vaga olímpica, a partir dos resultados no World Masters. Com resultados consistentes nos últimos anos em competições internacionais, os peso-pesados Rafael Silva, o Baby, e David Moura sabem que os dois podem conquistar medalhas no Rio, mas que apenas um dele estará na Arena Carioca 2, na Barra da Tijuca, no dia 12 de agosto, último dos sete dias de disputa do judô olímpico. Rafael é o 7º no ranking, com 1.561 pontos, enquanto David é o nono, com 1.459. Caso vençam os seus primeiros combates, neste domingo, os brasileiros se enfrentarão na segunda rodada, fazendo um confronto direto determinante para a obtenção de vaga no Rio 2016. 

A outra dúvida é no peso-meio-pesado (100kg).Campeão mundial do peso-meio-pesado (100kg) em 2007, Luciano Corrêa disputava vaga com Rafael Buzacarini. Quem for melhor em Guadalajara fica muito perto dos Jogos do Rio.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO