Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Menos vazado, mas com vacilos: Bota sofre mais de um gol em só dois jogos

26.08.2015
10:11
FONTE: GloboEsporte.com

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Thiago Carleto é um dos jogadores que recebe críticas da torcida. Nesta terça, ele falou a respeito
No domingo, contra o Paysandu, o Botafogo repetiu um feito atípico, mas negativo: sofreu mais de um gol em uma partida na Série B. No Estádio Nilton Santos, foram três vezes em que o adversário balançou a rede. Antes, apenas o Macaé havia conseguido tal feito, marcando quatro vezes, na 9ª rodada, no fim de junho, no Moacyrzão. Nos dois casos, o Botafogo perdeu - 3 a 2 e 4 a 2, respectivamente.

Apesar da derrota no final de semana, o Alvinegro continua tendo a defesa menos vazada do campeonato - tem apenas 15 gols sofridos; depois, vêm Vitória e Bahia, com 18. À exceção dos dois jogos citados acima, o Botafogo nunca sofreu mais de um gol nesta Série B. Mesmo assim, o setor anda deixando o torcedor na bronca. E com razão. Os últimos gols sofridos vieram em vacilos. E os próprios jogadores e técnico admitem.

- É claro que tivemos erros defensivos. Foram três vacilos. Temos que melhorar. Não é só o Carleto, é todo o sistema defensivo. Vamos trabalhar e padronizar nossa defesa. Vai melhorar. Foi todo o lado esquerdo: Diego Giaretta, Carleto e Serginho. Estamos começando um trabalho. Isso tem um peso - disse Ricardo Gomes, após a derrota para o Paysandu.

Os três gols do Paysandu surgiram pelo lado esquerdo de defesa do Botafogo. No primeiro gol, Jonathan ganhou do marcador que tentou o desarme pela lateral do campo. Depois, Yago Pikachu foi mais rápido que Giaretta na área e tocou na saída de Jefferson. No segundo gol, apenas dois minutos depois, Thiago Martins recebeu lançamento absolutamente sozinho na área, em erro coletivo. O terceiro foi marcado de contra-ataque por Jhonnatan, e a torcida alvinegra nem pode comemorar direito o gol de Daniel Carvalho, marcado um minuto antes, acreditando em uma reação.

Nesta terça, Thiago Carleto desabafou. Pediu para falar com a imprensa após o treinamento. Rebateu os críticos sobre suas atuações.

- É claro que entendemos os torcedores, até por termos perdido uma partida da maneira que foi. Dói. O Botafogo iniciou o jogo pressionado, estava muito calor, e sofremos os gols. Aí é fácil apontar o dedo. É muito fácil criticar o Daniel Carvalho, por exemplo. Quando a gente ganha, está tudo maravilhoso. Quando perdemos, ele está gordo, o Luis Henrique não serve, a zaga é ruim, o Carleto é uma m... - falou. 

Ele também tratou de defender a defesa alvinegra. Utilizou como argumento que é o time que menos sofreu gols no campeonato até agora, e que a partida de domingo foi atípica.

- Nossa defesa é a menos vazada da Série B. Foi um jogo atípico contra o Paysandu. Temos uma defesa sólida, que sofre poucos gols. E além de tudo, quando passam, ainda tem o melhor goleiro do Brasil lá atrás para segurar. Nossa equipe merece alguns méritos - completou.

Na última semana, antes do confronto com o Paysandu, o Botafogo, porém, já tinha consciência de que precisava melhorar o setor defensivo. Diego Giaretta apontou que a equipe estava tomando muitos gols de bola aérea, de cabeça. Foi assim no gol marcado por Thiago Santos, pelo América-MG - cruzamento de Henrique Santos -, no marcado por Grafite, pelo Santa Cruz - cruzamento de João Paulo -, e no de Kieza, pelo Bahia - cruzamento de Adriano.

Esse fundamento foi corrigido ao longo da última semana de trabalho, com treinos específicos. Contra o Paysandu, nenhum gol de cabeça. Mas a marcação falhou.

- O treino de hoje (quarta-feira passada) foi bem específico, mais do setor defensivo. Trabalhamos a questão das linhas, não abrir muito, estar sempre próximos. Estamos tomando muito gol de cabeça, de cruzamento, algo que não vinha acontecendo. Contra o Santa Cruz foi assim, contra o América-MG e o Bahia também... É uma questão que precisamos atentar, assimilar, aprender e evitar que volte a acontecer - explicou Giaretta, na ocasião.

Assim como na última semana, o Botafogo novamente terá o período completo para treinar e corrigir os erros - não há jogo no meio da semana. O grupo se reapresentou nesta segunda-feira e volta a atuar apenas na sexta, contra o CRB, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Em caso de vitória, reassume a liderança da Série B.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO