Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Nas mãos de Pato: Corinthians abre portas e espera definição de atacante

01.07.2016
09:35
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Pato teve breve retorno ao Corinthians em janeiro; permanência é incerta
A partir desta sexta-feira, Alexandre Pato volta a ser jogador do Corinthians. Emprestado ao Chelsea até 30 de junho, o atacante viu o clube inglês abrir mão de exercer preferência na compra de seus direitos econômicos.   

Dessa maneira, ele tem de se reapresentar ao Timão – na terça-feira, ele se junta ao elenco e tem uma reunião para definir seu futuro.

O Corinthians abre as portas para seu retorno, e o técnico Cristóvão Borges, mais de uma vez, declarou o desejo de ter Pato como opção no elenco. Tudo está, então, nas mãos do atacante. A pessoas próximas, ele diz não descartar qualquer possibilidade – nem mesmo a de ficar no Timão e cumprir seu contrato até o fim do ano.

Pato terá a companhia do agente Gilmar Veloz em suas reuniões com o Corinthians. Veloz só vai se pronunciar após a conversa com o clube, mas também não se opõe à possível permanência. A diretoria alvinegra diz não ter recebido propostas de clubes do exterior e avisou que não o empresta a outra equipe brasileira – o Internacional fez uma consulta.

A partir desta sexta, porém, o atacante pode assinar pré-contrato com qualquer equipe – menos o Chelsea. Por cláusula contratual, Pato é impedido de fazer este tipo de acordo com o clube inglês até o fim de seu vínculo com o Timão.

O Corinthians tem consciência de que dificilmente vai ter algum retorno financeiro após a saída do jogador. Uma renovação de contrato é considerada improvável, mas seria a única maneira de o clube tentar uma nova negociação no futuro. A chance de perder Pato de graça é cada vez mais real e deve se confirmar, se não agora, no fim da temporada.

Principais desafetos já saíram

Na terça-feira, Pato encerra suas férias e vai encontrar ambiente bem menos hostil no Corinthians. Do elenco de 2013 e início de 2014, apenas o goleiro Cássio e o meia Danilo são remanescentes entre os titulares da época (Walter e Rodriguinho também continuam). Antigos desafetos como Emerson Sheik, Guerrero e Tite não estão mais no clube.

Pato deixou de ter o respaldo do atual técnico da seleção brasileira depois que perdeu um pênalti em disputa contra o Grêmio, em 2013. Uma cavadinha mal sucedida à frente de Dida praticamente encerrou seu ciclo no Corinthians. O gerente de futebol Edu Gaspar, que foi com Tite para a Seleção, também foi alvo de chateação do atacante.

Em sua volta, o atacante vai encontrar Cristóvão Borges, que elogiou o futebol de Pato em entrevistas recentes. Aos seus superiores, o técnico disse querer contar com o jogador.

E na diretoria...

O presidente Roberto de Andrade e o ex-presidente Andrés Sanchez foram, indiretamente, responsáveis por depreciar o próprio patrimônio. No cargo desde fevereiro, Roberto afirmou que rezava todos os dias para vender Pato. Andrés, por sua vez, cogitou emprestá-lo ao Bragantino caso ele não encontrasse um novo clube depois que deixou o São Paulo.

Consciente de que dificilmente vai faturar com Pato, a diretoria, hoje, adota postura mais tranquila e abre as portas para a volta do atacante, caso ele queira jogar no Corinthians. Muito disso, claro, também se deve à opinião de Cristóvão. 

Se Tite ainda fosse técnico do Timão, a chance de Alexandre Pato vestir a camisa alvinegra seria mínima. Com o novo panorama, nada está descartado na reunião da próxima terça-feira.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO