Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Esportes

Náutico determina que defesa sólida será principal pilar da equipe em 2016

10.02.2016
12:28
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Ronaldo Alves e Fabiano Eller forma a zaga do Náutico
Todo grande time começa por um grande goleiro. O Náutico de 2016 quer adaptar um pouco a famosa máxima do futebol - sem, no entanto, alterar tanto o sentido original. Para ser vencedor nesta temporada, o Timbu se baseia não apenas em um ótimo camisa um. E, sim, em um sistema defensivo forte como principal pilar.

A estratégia começou a ser aplicada ainda na montagem do elenco. Nada menos do que a linha de quatro titulares foi mantida (Rafael Pereira, Fabiano Eller, Ronaldo Alves e Gastón) - além dos dois goleiros, Julio Cesar e Rodolpho.

O entrosamento vem dando resultado. Contabilizados jogos oficiais e amistosos (sem jogo-treino), o Timbu disputou quatro partidas e não sofreu gols. Retrospecto que anima o goleiro Julio Cesar.

- Eu, sinceramente, acredito que um time campeão, que tem poder de vencer jogos importantes, quase sempre começa com uma defesa sólida. É só ver o retrospecto recente da Série A. Acredito que todos os últimos campeões sofreram poucos gol, tiveram média de cerca de um gol, um e pouco, sofrido por partida. A gente ter mantido essa base foi um passo importante para conquistar isso.

A confiança  é compartilhada pelo técnico Gilmar Dal Pozzo. Mas, para ele, a manutenção da linha defensiva não surtiria efeito se não houvesse um esforço coletivo para ajudar a retaguarda.

- É o setor que ficou do ano passado. Os jogadores já se conhecem e isso facilita. Mas a gente não está tomando gol só por conta da defesa, mas pelo empenho de toda a equipe.

O raciocínio do treinador é simples: a defesa começa no ataque.

- Nós temos vários jogadores que atuam na frente e ajudam na marcação. Bergson, Roni, Caíque (Valdívia)... Eles são muito participativos sem a bola, ajudam muito a equipe e não deixem com que o adversário inicie a jogada. Claro que, eventualmente, um setor se destaca mais. Mas é importante enaltecer o trabalho da equipe. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO