Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Esportes

Nem adia volta à Ucrânia, e Shakhtar dificulta liberação por empréstimo

01.08.2014
11:00
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Wellington Nem visitou os antigos companheiros do Fluminense durante período no Brasil
O plano previa um cenário positivo: Wellington Nem se reapresentaria ao Shakhtar Donetsk e, ao conversar com direção e comissão técnica, concluiria o processo de empréstimo ao Fluminense. A prática, porém, revelou uma realidade negativa: o atacante adiou o retorno à Ucrânia em dois dias, gerou descontentamento dos seus chefes, especialmente do treinador Mircea Lucescu, e complicou o andamento da negociação. Tudo deve ser definido, para o sim ou para o não, a partir desta sexta-feira, quando o jogador finalmente chegar à Europa.   
Com permissão para estar no Brasil a fim de tratar uma tendinite no joelho direito, Nem deveria se reapresentar ao Shakhtar na terça-feira – a liberação se deu durante as férias para a Copa do Mundo. Mas ele deixou o Rio de Janeiro apenas na quinta, com chegada prevista a Donetsk nesta sexta. O atraso, motivado pelo receio de retornar a um país em conflito, irritou Lucescu, que deu uma entrevista ao site oficial do clube reclamando do comportamento dos jogadores brasileiros e acusando o Flu de pressionar pelo empréstimo.   

- A reapresentação de Nem é um assunto que diz respeito a ele e ao Shakhtar. Não vejo desconforto nenhum dele com o clube, há uma situação de harmonia. Ele tem uma lesão e foi autorizado a estar no Brasil. Fez tratamento neste período durante a Copa, voltou para a pré-temporada e sentiu a necessidade de mais tempo de fisioterapia. Foi o que aconteceu. Ele nunca deixou de ser colaborativo com o clube ou com o país, que passa por dificuldade. Posso dizer que fomos procurados por um representante do Shakhtar que falou da possibilidade de emprestar o Nem. Ele escolheu o Fluminense. Que teve postura ética e atendeu ao procedimento legal. As coisas na vida e no futebol são dinâmicas. E foram se modificando. Há interesse deles emprestarem, há o interesse do Fluminense contar com o jogador. É o que posso dizer - explica o empresário Eduardo Uram, agente do atacante.   

Foi Uram quem, em maio, procurou a direção do Flu e falou do interesse do Shakhtar em emprestar Nem. À época, o vice de futebol Mário Bittencourt disse ter interesse desde que a operação não tivesse custos. Ficou acertado que o clube brasileiro mandaria um documento solicitando licença para iniciar a negociação. Algo feito, porém, nunca respondido pelos ucranianos. Sem retorno, o Flu pediu novo encontro com Uram. Que ocorreu, agora, com a presença de um representante do time estrangeiro. A exigência de pagamento foi exposta. O Flu, então, enviou outro documento questionando qual o valor do empréstimo. Mais uma vez, não obteve resposta. E, sem contato do clube, decidiu não negociar com o atleta, afinal, não tinha a autorização. A esperança, então, ficou no poder de convencimento do jogador.   

O problema é que, durante a tentativa de repatriar Nem, o Flu foi atrapalhado pelo conflito interno na Ucrânia. Com medo da guerra, outros jogadores brasileiros, como Alex Teixeira, Dentinho, Douglas Costa, Fred e Ismaily, além do argentino Facundo Ferreyra, se recusaram a retornar ao trabalho – o fizeram com atraso. E, enquanto Nem não se apresentar, a direção ucraniana temerá outro desaparecimento.   

A janela de transferências internacionais fecha no próximo dia 14 de agosto. Por isso, o Flu deseja ter o “ok” ucraniano até o sábado, dia 2, para ter tempo hábil de concluir a operação.   

Nem foi vendido ao Shakhtar Donetsk por cerca de R$ 25 milhões na metade do ano passado. Depois de não conseguir repetir em 2013 o rendimento da temporada 2012, a negociação foi vista como grande chance de alívio para os cofres tricolores. O Fluminense tinha 60% dos direitos econômicos do atacante.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO