Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Esportes

Pesquisa mostra queda no interesse em Olimpíada por conta do doping

27.07.2016
10:35
FONTE: GloboEsporte

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  • O assunto "doping" tem tomado conta do noticiário no Rio

Num ambiente de disputa diárias por medalhas em diversas modalidades, os Jogos Olímpicos estão sofrendo um duro golpe de um adversário que tem se tornado comum no esporte. De acordo com uma pesquisa do GlobeScan, ligado ao BBC, os problemas envolvendo doping dos atletas tem feito com que o interesse do público pelos jogos diminua consideravelmente. No Rio, a Rússia já perdeu mais de cem atletas e tem sido a grande prejudicada.

Num total de 19 mil pessoas ouvidas em 19 países, 57% dos entrevistados confirmaram que as notícias relacionadas causam um efeito negativo em suas motivações para acompanhar os Jogos Olímpicos. 

Dos 19 países participantes da pesquisa, 13 mostraram percentuais altos para o desinteresse do público. Dos seis que tiveram menos de 50% não tão afetados, apenas Brasil e Alemanha tiveram resultados de fato baixos. Apenas 35% dos alemães disseram que os escândalos de doping o fariam perder interesse pelas Olimpíadas. No Brasil, o número é de 36%.

De acordo com Doug Miller, chefe do departamento de pesquisa do GlobeScan, a pesquisa serve para mostrar a importância da Agência Mundial Antidoping (Wada).

- Os resultados da pesquisa também ressaltam a importância do papel da Agência Mundial AntiDoping desempenha na proteção da franquia olímpica.

População russa dividida

No centro dos escândalos de doping nas vésperas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Rússia vê a sua população dividida sobre o assunto. De acordo com a pesquisa 49% dos entrevistados afirmaram que as notícias de atletas dopados diminuem seus interesses pelo evento. 

Países pesquisados: Canadá, Estados Unidos, Peru, Chile, Brasil, França, Inglaterra, Gana, Espanha, Quênia, , Nigéria, Coréia do Sul, Austrália, RússiaAlemanha, Paquistão, China, Índia e Indonésia

*Em negrito, os países que tiveram percentuais menores do que 50% na pesquisa.

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