Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Esportes

Por um "pitbull" mais calmo: na base do papo, Luxemburgo norteia Jonas

17.04.2015
09:10
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Vanderlei Luxemburgo com Jonas em dia de treino no Ninho do Urubu
O volante Jonas chegou do Sampaio Corrêa-MA e rapidamente ganhou espaço no Flamengo. Com muita raça e determinação na marcação, combinadas a uma boa dose de qualidade técnica no toque de bola e nos chutes a gol, virou titular como primeiro volante e autêntico "pitbull" do time de Vanderlei Luxemburgo. Mas essa raça em algumas oportunidades é exagerada e vira imprudência, como aconteceu no último domingo. Jonas deu entrada violenta e acertou as travas da chuteira no peito e no rosto do atacante Gilberto, do Vasco. Para sua sorte, recebeu apenas o cartão amarelo do árbitro João Batista de Arruda, mas ainda assim permaneceu em campo por pouco tempo. Aos 18 minutos da primeira etapa, foi substituído por Everton. A ideia de Luxa era preservá-lo e evitar um cartão vermelho na sequência da partida.

Durante esta semana, o treinador conversou diariamente com o volante no Ninho do Urubu sobre como controlar essa raça. Na base de muito papo, Luxemburgo orientou o jogador para dar a ele um norte. Tudo feito com muito carinho e tranquilidade. O objetivo é que Jonas fique mais calmo em campo, mas não a ponto de perder sua garra característica. Existe uma dose certa para cada situação. Ao reclamar de um lance durante o treino de quarta-feira, que nem foi com Jonas, e sim com Pará, o comandante deixou clara sua forma de pensar.

- Pará! Tá preocupado com a falta? Aí vai deixar de marcar... - cobrou Luxa, após erro de marcação do lateral-direito e consequente gol do time adversário.

Jonas é muito tímido e ficou bastante abalado com a repercussão que teve o episódio do último domingo, desde as críticas até as zoações. Além dos conselhos de Luxemburgo, ganhou apoio do grupo de jogadores. Os mais próximos a ele chegaram para conversar e dar força ao volante, cujas qualidades são admiradas dentro do elenco.

- Foi tudo muito tranquilo. A gente, que conhece o Jonas do dia a dia, sabe que ele não é um cara maldoso, não faz isso com intenção de machucar o adversário. Claro que acontece, por ser um jogador de marcação e sempre chegar forte. Ele foi infeliz no lance, mas não teve maldade de fazer aquilo. Acabou acontecendo.

 Conversaram bastante com ele, porque é um cara tranquilo. Tenho certeza que a qualidade dele é o que vai se sobressair, e não essa jogada violenta, que não é da índole dele. O Jonas é um cara inteligente e tem a consciência tranquila para continuar fazendo o que mais sabe, que é jogar futebol - disse o meia Arthur Maia.

Com Jonas em campo por apenas 18 minutos, o Flamengo empatou o primeiro jogo da semifinal contra o Vasco por 0 a 0. A segunda partida está marcada para as 16h deste domingo, no Maracanã. Como teve melhor campanha do que o rival na primeira fase, o Rubro-Negro tem vantagem e avançará para a final do Campeonato Carioca em caso de novo empate.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO