Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Por vaga nas quartas, Cruzeiro briga com fantasma de quedas no Mineirão

26.08.2015
08:58
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Vaga representa interrupção, ainda que temporária, das críticas
Libertadores, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro... foram várias as conquistas comemoradas no Mineirão. O Gigante da Pampulha é o escolhido para as grandes partidas e decisões do futebol mineiro.

 Mas, ultimamente, um fantasma assombra um dos maiores estádios brasileiros. Engana-se quem imagina ser o 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil na última Copa do Mundo. Ele tem alvo único: o Cruzeiro. Casa da Raposa, o local tem sido palco de frustrações recentes do time mineiro. A classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), diante do Palmeiras, representa não só um voto de confiança para a equipe de Vanderlei Luxemburgo - muito cobrada pelos resultados recentes no Brasileirão - como também o fim desta sina. 

Uma vitória por 1 a 0 ou por mais de um gol de diferença garantem o Cruzeiro nas quartas de final. No primeiro jogo, vitória do Palmeiras por 2 a 1, na Arena Palmeiras. Mas decidir vaga ou título no Mineirão, ultimamente, não tem sido um bom negócio, na maioria das vezes, para a equipe cruzeirense.

Só neste ano foram dois momentos de frustração. A primeira foi para o rival Atlético-MG, com uma derrota por 2 a 1 nas semifinais do Campeonato Mineiro. A segunda ocorreu na Libertadores, quando o Cruzeiro venceu o River Plate por 1 a 0, na Argentina, mas perdeu por 3 a 0 como mandante, sendo eliminado nas quartas de final. 

No ano passado, mais dois momentos de tristeza. Na Libertadores, eliminação nas quartas de final, para o San Lorenzo, após derrota por 1 a 0 na Argentina e empate por 1 a 1 em Belo Horizonte. Na final da Copa do Brasil, após perder por 2 a 0 para o maior rival, no Independência, a Raposa ainda foi batida por 1 a 0 em um Mineirão, três dias depois da conquista do bicampeonato do Brasileiro.

Apesar de conviver com este fantasma, o Cruzeiro teve êxito em partidas de mata-mata, no Mineirão, nos últimos dois anos. Em 2015, eliminou o São Paulo nas oitavas de final da Libertadores, após vitória na cobrança de pênaltis, e também foi campeão do Campeonato Mineiro, ano passado, após segurar empate sem gols com o Atlético-MG.

Retrospecto

O Cruzeiro conseguiu inverter a situação, quando perdeu o primeiro jogo na Copa do Brasil, em quatro das nove ocasiões. Após ser derrotado por Náutico (em 1993), Caxias (1999), Londrina (2002) e Vitória (2006), o Cruzeiro venceu os adversários por uma diferença que o classificou à próxima fase. Diante de Bahia (1989), Corinthians (1991), Paulista (2005), Atlético-PR (2012) e Atlético-MG (2014), não teve o mesmo êxito. 

Além de representar o fim desta sina recente, a classificação às quartas de final também interromperá, mesmo que seja provisoriamente, as críticas por parte da torcida. O Cruzeiro não vai bem no Campeonato Brasileiro, estando a um ponto da zona do rebaixamento, e passar de fase pode representar, pelo menos, um alívio ao trabalho de Vanderlei Luxemburgo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO