Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Esportes

Prioridade no passado, valorização de jogadores da base esfria no Sport

28.08.2016
10:32
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Até mesmo Renê, já consolidado, acabou perdendo espaço no Sport
O treinador do Sport durante a maior parte da última Série A, Eduardo Baptista, costumava repetir que uma de suas principais funções no clube era revelar atletas. De fato, ele costumava dar muita chances à "molecada" do Leão. Sob o comando de Oswaldo de Oliveira, porém, essa política esfriou.

De todos os jovens jogadores do grupo, o único que tem chance com frequência é Everton Felipe. Titular do time, o meia de 19 anos atuou em 19 das 22 das partidas da equipe na Série A. Ele já recebeu vários elogios de Oswaldo e foi abraçado por lideranças do grupo, como Durval e Diego Souza.

À exceção dele, porém, não há muito a se destacar da base. Um dos casos que mais chama atenção é o do volante Neto Moura. Mesmo abençoado por Diego Souza - que declarou que o futebol de Neto lhe enche os olhos - o jogador não tem espaço no time.

Aos 20 anos, Neto Moura só entrou em um jogo da Série A. Foi contra o Flamengo, na primeira rodada da competição. Acionado no segundo tempo, atuou por 16 minutos. Apenas como efeito de comparação: a esta altura da Série A de 2015, o volante havia participado de 12 jogos. Terminou a competição tendo entrado em 22 dos 38 jogos do Leão na competição (marcou um gol).

O volante Ronaldo é a quinta opção em sua posição (atrás de Rithely, de Serginho, do recém-contratado Paulo Roberto e do há pouco encostado Rodrigo Mancha). Só entrou em cinco jogos na Série A - dois deles na lateral-direita.

O zagueiro Oswaldo vive situação ainda mais difícil. Com a iminente volta do colombiano Oswaldo Henríquez, o prata da casa de 22 anos voltará a ser - como Ronaldo - a quinta opção para a posição. Além de Henríquez, ele está atrás de Durval, Ronaldo Alves e Matheus Ferraz. Tanto é que só jogou duas vezes na Série A. Contra o Grêmio, na 15ª rodada, atuou por apenas seis minutos. E só diante do Santos, na oitava rodada, é que teve oportunidade de jogar uma partida inteira.

Até mesmo Renê, que já é um jogador consolidado, perdeu espaço no time. Aos 23 anos, cria da base do Sport, o lateral-esquerdo fez 12 dos 21 jogos do Leão na Série A. Bom número? Nem tanto para ele. Em 2015, Renê disputou 35 das 38 partidas da equipe na competição. 

Em 2014, havia sido ainda mais assíduo: foi o único atleta de linha que jogou todas os 38 jogos do Brasileirão. Entre as duas edições, o lateral chegou a fazer 52 partidas consecutivas, igualando o recorde do meia argentino Darío Conca. Atualmente, virou reserva de Rodney Wallace, meia-atacante de origem.

CASO À PARTE
Entre os atletas oriundos da base que fazem parte do elenco de cima, o meia Fábio é uma caso à parte. Aos 20 anos, o jogador foi promovido neste ano (consta, no site oficial, como membro do grupo principal), mas ainda não teve oportunidade de estrear na Série A. Na temporada, jogou 15 jogos e marcou um gol.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO