Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Esportes

"Quase não durmo", diz gremista que apareceu perto de flagrada por ofensa

01.09.2014
09:07
FONTE: GloboEsporte.com

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Torcedores participam de ação contra o racismo na Arena
Há momentos em que alguém pode estar no lugar errado e na hora errada. Foi o caso de Bianca Bierhals, estudante de pedagogia de 21 anos, na noite da última quinta-feira. A moça acompanhou atrás do gol todos os incidentes de torcedores gremistas que provocaram com injúria racial o goleiro Aranha, do Santos. E ela permaneceu incólume, com postura inalterada diante de xingamentos ao camisa 1 adversário. 

Só que Bianca acabou se envolvendo com o caso de forma indireta. Teve imagem exibida em variados veículos de comunicação ao lado de Patrícia Moreira, esta, sim, flagrada pelas câmeras do canal ESPN gritando "macaco" em direção ao goleiro. Até mesmo para reiterar a postura, Bianca voltou ao estádio neste domingo e participou de campanha contra o racismo promovida pelo clube. Com amigos, segurou um cartaz com a frase: "somos azuis, pretos e brancos".  

Em conversa com o GloboEsporte.com, Bianca revelou medo com toda repercussão do episódio, pelo fato de ter a imagem vinculada a um caso de injúria racial. Mas agradeceu ao apoio de amigos e também desconhecidos por meio de redes sociais.  

- Estou quase sem dormir desde a quinta-feira. Durmo muito pouco e acordo superpreocupada. Fico com muito medo. A internet é uma arma na mão das pessoas e, muitas vezes, não podemos nos defender. Mas está tranquilo, está tudo normal. As pessoas vêm demonstrar apoio e entendem que foi uma infelicidade estar ali - conta. - Estava com um pouco de receio de ir ao estádio, não sabia como estava sendo o julgamento das pessoas com reação ao que elas tinham visto. O que me encorajou foi o apoio que recebi. Eu não tenho nem expressão.

Segundo a moça, recebeu o julgamento errado apenas por pessoas que não assistiram ao vídeo. Por outro lado, na tarde deste domingo, teve até quem pediu para tirar fotos com ela. 

- As pessoas que têm esse julgamento equivocado sobre mim, não assistiram ao vídeo, apenas olham a foto que muitos sites divulgaram usando a minha imagem ao lado da menina e já saem tirando suas conclusões. Isso que é o mais complicado. Fico nervosa com isso - destaca. 

Bianca não conhece os outros torcedores que praticaram injúrias raciais. De acordo com o departamento jurídico do Grêmio, cinco foram identificados. Até este domingo, a polícia já tinha o nome de duas dessas pessoas. 

- Teve muita provocação, isso sem dúvida. Fiquei irritada com o que estava acontecendo. Nada justifica, ele (goleiro) poderia estar incitando. Mas eles (torcedores) poderiam protestar de alguma outra forma. Quero que sejam punidos esses torcedores, só que acho que a torcida do Grêmio não deve ser responsabilizada. Só essa meia dúzia - ressalta. 

Durante a partida entre Grêmio e Bahia, vencida pelo Grêmio por 1 a 0, parte da torcida localizada na arquibancada norte soltou o cântico "chora, macaco imundo", uma música já tradicional da torcida organizada Geral do Grêmio (assista acima). Mais uma vez, Bianca permaneceu em silêncio. 

- Sou professora e trabalho com educação infantil. Isso é transformar serem humanos de bom caráter. Não concordo e jamais iria compactuar com uma atitude. As pessoas que me conhecem sabem que não é da minha conduta - acrescenta. 

Sócia, Bianca é torcedora frequente na Arena em partidas do Grêmio. E continuará sendo figura constante no estádio.      

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO