Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Esportes

Queda não reduz quadro de sócios, e Inter mantém meta de 150 mil até 2016

29.07.2015
09:09
FONTE: G1

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  • Jogadores compraram slogan de "Cada um é 11"
A queda do Inter nas semifinais da Libertadores gerou frustração na busca para aquele que era o principal objetivo da temporada. Mas essa decepção não repercutiu negativamente em termos de associações. Embora o clube gaúcho não tenha atingido o objetivo de alcançar os 120 mil sócios durante a participação na competição continental – chegou aos 117 mil adimplentes –, mantém como grande sonho o de superar a marca dos 150 mil até o final da gestão, no próximo ano. Para tanto, planeja novas ações para atrair aficionados, que tem a postura elogiada pela diretoria após a desclassificação. 
   
Após a eliminação para o Tigres, a direção recebeu uma grata surpresa: o quadro social seguiu em ascensão.  Enquanto o grupo colorado tentava se remobilizar, ganhou adesão de 20 sócios, por dia, entre quinta e sexta-feira da semana passada.     

– Não tivemos impacto em termos de queda de associação. Somente pouquíssimos proprietários de cadeiras locadas que desistiram, mas bem menos do que esses que se associaram depois da eliminação do Inter. É um negócio até bacana. Queremos até chegar nos caras e agradecer – conta o vice-presidente de marketing Luiz Henrique Nuñez. – Não vamos esmorecer na meta de chegar aos 150 mil. A eliminação passa, a gente chegou muito perto do título, envolve uma decepção.

Impulsionado pelo espírito da Libertadores, a direção do Inter conseguiu angariar 15 mil sócios a mais em seis meses de 2015, já que iniciou o ano com 102 mil. O grande salto surgiu após o lançamento do slogan "Cada um é 11", campanha que teve objetivo de fazer com que o torcedor se sentisse como parte do time.

Efetivamente, o slogan deu certo. Jogadores e torcedores faziam o gesto com os dedos apontados para cima, braços cruzados. Até mesmo o ex-volante Magrão, quando atuava pelo Novo Hamburgo, fez o movimento ao marcar nas cobranças de pênalti contra o Grêmio, pelas quartas de final do Gauchão. 

– A campanha foi um sucesso e não deixa de ser uma marca, mas claro que pode diminuir um pouco. Ficou muito ligada ao time na Libertadores – analisa o dirigente. 

O maior período de adesões de sócios colorados aconteceu após a classificação para a fase de mata-mata na Libertadores. Perto de jogos contra Atlético-MG, pelas oitavas, e Santa Fé, nas quartas, o Central de Atendimento ao Sócio (CAS) atingiu pico de 100 novos registros diários – o que resultou em jogos exclusivos para associados (sem contar áreas pertencentes a empresa Brio) nesses duelos decisivos.

De acordo com estudo do Movimento por um Futebol Melhor, o Inter é o clube com maior número de associados do Brasil, com mais de 146 mil registrados (contando inadimplentes). No ranking de crescimento na temporada, o clube gaúcho aparece atrás de Corinthians e Palmeiras, que somaram 40 mil e 63 mil, respectivamente, sócios-torcedores em 2015. 
"Gigante Sempre"

A direção elabora novas ações de marketing, para manter o quadro social em ascensão. A ideia é a de atrelar a marca do clube com projetos sociais. Mostrar que o Inter demonstra preocupação também com extracampo.

– Existe uma nova marca surgindo, algumas questões que temos feito de boas ações sociais – completa Luiz Henrique Nuñez. 

Embora as ações futuras sejam mantidas sob sigilo, o nome “Gigante Sempre” é um dos candidatos a ser utilizado como campanha. Afinal, denotaria o tom almejado para o clube. 

Ao mesmo tempo, a diretoria também aposta em jogos temáticos para angariar público e sócios. O confronto contra o Coritiba, pela sexta rodada do Brasileirão, por exemplo, marcou um ano da morte de Fernandão e teve ações como missa e um mosaico nas arquibancadas. O clube também promoveu o "final de semana solidário" para recolher agasalhos e cobertores, jogo da acessibilidade e da igualdade racial, entre outros. 

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