Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Esportes

Rally Transcatarina: disputa rápida, acirrada e diferenciada

26.07.2014
07:09
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A caravana do 6º Rally Transcatarina aportou nesta sexta-feira na cidade de Rio Negrinho, SC, depois de largar de Canoinhas e passar por Papanduva, SC. Foram 140 quilômetros de trecho cronometrado, nos quais as 158 duplas participantes tiveram de mostrar que entendem de rali de regularidade; ao mesmo tempo em que o Transcatarina é exigente e desafiador ele é divertido. 

Nesta fase, as médias de velocidade impostas na planilha estavam altas, proporcionando uma disputa mais rápida e dinâmica. "Isso é o interessante deste evento, as médias de velocidade que temos de obedecer estão sempre no limite, e se você piscar os olhos, já perde o tempo e fica atrasado. E tudo isso bem calculado, sem nos expor à riscos de acidentes", explicou o piloto Victor Pudell.

De Canoinhas a Rio Negrinho: a diversão foi garantida
Um roteiro que ofereceu muito de tudo! O percurso adentrou algumas propriedades particulares de plantações de pinus, com estradas planas e cascalhadas. No período da manhã, o terreno ainda estava molhado e bastante escorregadio, devido a chuva do dia anterior. Os carros patinavam e saiam de lado, exigindo braço do piloto para mantê-lo na trilha, e agilidade dos navegadores para corrigir o hodometro, uma vez que o pneu roda em falso boa parte do tempo. 

À tarde, o terreno já era outro, com novas características: seco e poeira, isso sem falar da quantidade de laços e balaios que obrigaram os participantes a pensarem rápido, muito rápido!

Um pódio extremamente cobiçado
O nível de competitividade no Rally Transcatarina é alto, e manter-se no topo do pódio até o final da disputa é algo extremamente difícil. Porém, na categoria Super Máster, Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowsky mantiveram a melhor regularidade e novamente subiram no primeiro lugar do pódio. O segundo lugar também foi repetido por Acyr Hideki Rodrigues da Silva e Renan Medeiros. Isso acirra ainda mais a disputa entre eles pelo título da competição. "A responsabilidade fica muito grande para amanhã. Competência nós temos e vamos acelerar fundo para trazer o título para casa", comemorou Kath. Em terceiro lugar, vieram Marnes Alexandre Floriani e Cristian Mueller. 

Na Graduados está mais movimentada, com novas duplas ocupando os dois primeiros lugares, a começar por Marcos Juliano Alves Bezerra e Willian Santos, que foram os melhores do grupo. "Campeão é feito com persistência. Tem que arriscar, como fizemos e nos tornamos vitoriosos", comentou Bezerra. Eles foram seguidos por Cristiano Testoni e Bruno Eduardo Lindemann, e André Pereira de Queiroz e Leandro Macedo Ferreira, nas segunda e terceira posições, respectivamente. 

Na briga pela Júnior, Marcos Gustavo Francio e Bruno Rozalen Tesser assumem a liderança e abrem uma importante vantagem de seus principais adversários, Rafael Cabongue e Neto Andrade, que ficaram hoje na terceira colocação. O segundo lugar foi ocupado por Francklin Pscheidt e Fernando Santana Torquato. "São cinco anos que competimos juntos, batalhamos e estamos colhendo o que plantamos. Faremos o máximo para repetir o feito amanhã", afirmou Francio. 

E na Jeep eles são unanimidade. Com mais uma vitória, pai e filho, Marcos Osires Nunes e Marcos Vinicius Nunes são líderes absolutos e rumam para o segundo título do Rally Transcatarina. "Vencemos em 2012, e queremos manter o desempenho, ganhar amanhã novamente e fechar com chave de ouro", salientou Marcos Osires. Na sequência vieram Devarlei Kuhn e Evandro Mioto, e Rogério Acunha e Gustavo do Amaral Plieski.

Enquanto alguns lutam por pontos, outros curtem o passeio
O grupo é grande e os veículos são de variadas marcas e modelos, basta ser 4x4. Em percurso paralelo, segue três categorias: a Adventure 1 e Adventure 2, em percursos mais radicais, e a Passeio, em caminhos mais leves e sem obstáculos. Eles seguem junto com as demais categorias da competição, porém, o único compromisso é divertir e curtir o visual. 

"Está cada dia melhor. É para quem é apaixonado por off-road, tem espírito de equipe e muito amigos. Esse tipo de passeio nos dá força para vencer obstáculos. Resumindo, o Transcatarina é um exercício disso tudo", falou Paulo RobertoVier, mais conhecido como Pato Roco, e sua esposa, Claudia Vier. 

Tudo que é bom, dura pouco
Hoje é o último dia do Rally Transcatarina 2014. O percurso terá aproximadamente 140 quilômetros, com 90 quilômetros de especial. De Canoinhas, as duplas seguem sentido a Corupá para encerrar essa aventura em Jaraguá do Sul, que pela primeira vez receberá a competição. Os quilômetros finais serão percorridos na Arena Jaraguá, a partir das 14h30. Haverá uma arquibancada para acomodar o público, com serviço de bar no local. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO