Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Esportes

Recordes, fé e ligação com Gustavo Borges: conheça a nova joia dos EUA

24.06.2016
15:10
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Caeleb deve ser um dos destaques da seletiva olímpica dos EUA
Há alguns anos, a natação de velocidade masculina dos Estados Unidos vem sendo dominada por renomados medalhistas olímpicos e mundiais como Nathan Adrian, Cullen Jones e Anthony Ervin. Mas para a Olimpíada do Rio, tudo indica que a equipe americana contará com sangue novo nas provas rápidas. Aos 19 anos, Caeleb Dressel desponta como um dos favoritos nos 50m e 100m livre da seletiva dos EUA para os Jogos, que começa no próximo domingo, em Omaha. Um jovem que quase abandonou as piscinas há dois anos, mas voltou derrubando recordes, chamando a atenção com versos bíblicos escritos no rosto e que tem similaridades com Gustavo Borges. Foi o que revelou o técnico Gregg Troy, responsável pelo crescimento de Caeleb e que foi um dos tutores do brasileiro no início da carreira.

- Os dois têm semelhanças (Gustavo e Caeleb). Eles têm muita facilidade na água. Uma acurácia para o esporte muito boa. São atletas bons de treinar. O Gustavo, quando você explicava o que tinha que fazer e como fazer, entendia facilmente. É o que acontece também com Caeleb - afirmou Troy ao GloboEsporte.com.

O experiente treinador tem no currículo trabalhos com inúmeros atletas olímpicos, como o multicampeão Ryan Lochte. Ganhador de três pratas e um bronze, Gustavo Borges é um dos medalhistas que passou pelas mãos de Troy no início da carreira e também na preparação para a Olimpíada de Atlanta, em 1996. Atualmente, Caeleb Dressel é a principal aposta da equipe comandada pelo técnico na Universidade da Flórida.

- Caeleb é um atleta com muita habilidade, que trabalha duro, que gosta do que faz. Se vai ser um campeão olímpico, é difícil prever. Mas a habilidade, ele tem - disse o treinador, que torce pela classificação no nadador, para que tenha a oportunidade de visitar o Brasil pela primeira vez.

Pausa na carreira

A habilidade de Caeleb na piscina chama a atenção há alguns anos. O jovem nascido na pequena cidade de Green Cove Springs, na Flórida, é destaque das categorias de base nos EUA desde criança. Mas por pouco o excesso de expectativas em torno dele não o fez desistir da carreira de nadador.

Em 2012, aos 15 anos, foi o mais jovem das seletivas americanas para os Jogos de Londres. Passou longe da classificação, mas naquela temporada, quebrou algumas marcas para garotos da sua idade que pertenciam a ninguém menos que Michael Phelps. A ascensão continuou e, pouco depois, se tornou o mais jovem do país a quebrar a marca dos 50s nos 100m livre e dos 19s nas 50 jardas livre. Em 2013, teve sua primeira grande competição internacional, com um ouro e um bronze no Mundial júnior de Dubai.

Na volta aos Estados Unidos, Caeleb partiu para o campeonato júnior de inverno na Carolina do Norte. Durante a competição, sofreu problemas respiratórios e, ainda assim, venceu as 50 e 100 jardas livres. No entanto, ouviu críticas por não ter feito seus melhores tempos na competição. Logo na sequência, precisou passar por uma cirurgia no nariz e, incomodado com a cobrança, decidiu se afastar do esporte.
- Eu precisava de um descanso mental. Estava tendo que lutar contra alguns "demônios" naquela época - relembrou Caeleb, em entrevista à rede americana NBC este ano.

Recordes e fé

Foram cinco meses longe das piscinas, até que no primeiro semestre de 2014, Caeleb recuperou a motivação e decidiu voltar. Uma conversa por telefone com o astro Ryan Lochte o levou a escolher estudar na Universidade da Flórida, para treinar com Gregg Troy. Sob comando do experiente técnico, não demorou a mostrar todo o potencial.

Logo em seu primeiro ano no circuito universitário, Caeleb se tornou campeão da NCAA nas 50 jardas livre. Apenas um aquecimento. Brilhou mesmo foi nesta temporada 2015/16, quando marcou no último mês de fevereiro as 50 jardas livre mais rápidas da história, com 18s39, quebrando o recorde que era de Cesar Cielo de 2008 (18s47). No mês seguinte, quebrou também o recorde das 100 jardas livre, com 40s46.

Os bons resultados não ficaram restritos às jardas. Na piscina olímpica, de 50m, Caeleb também não decepcionou. No Campeonato Americano de 2015, venceu os 100m e 50m livre. A última, com o expressivo tempo de 21s53, o quarto melhor do mundo naquele ano.

Foi também durante esse campeonato que Caeleb começou a chamar a atenção também por sua exibição de fé. Bastante religioso, o nadador passou a escrever versos bíblicos no rosto em competições mais importantes.

- É algo que me faz bem. A razão de eu estar no esporte. Não apenas ter tempos rápidos, mas também inspirar pessoas. Foi Deus que me deu tudo, sou muito agradecido por isso. É algo que me faz feliz e quero que as pessoas vejam isso - explicou Caeleb.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO