Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Regularizado no Grêmio, Fernandinho acumula histórico positivo em estreias

25.07.2014
10:10
FONTE: GloboEsporte.com

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Fernandinho estreará contra o Coritiba
Fernandinho e mais dez contra o Coritiba. Embora ainda não tenha confirmado oficialmente, essa é a indicação do técnico Enderson Moreira para o confronto de domingo, na Arena. Escalado nos três últimos treinos como titular, o atacante de 28 anos foi regularizado como atleta do clube no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta quinta-feira. Com isso, deve ser o substituto do lesionado Alan Ruiz. Carregará, junto com a expectativa de seu primeiro jogo, um bom retrospecto em estreias. 

Foi logo no primeiro Brasileirão, em 2009, quando defendia outro Grêmio, de Barueri, que a carreira do atacante despontou. Então com 24 anos, atraiu olhares por sua velocidade e seus dribles pelo lado do campo, apesar de marcar apenas quatro gols na competição. Tanto que foi eleito a revelação do campeonato daquele ano, desbancando os meias Giuliano, hoje seu colega de Grêmio e que na época defendia o Inter, e Paulo Henrique Ganso, ex-Santos, hoje no São Paulo. 

Retrospecto que abriu caminho para um grande clube: o São Paulo. No Tricolor Paulista, repetiu  na estreia o mesmo desempenho de todo o Brasileirão. Marcou quatro gols na goleada da equipe por 5 a 1 contra o Monte Azul, na Arena Barueri, pelo Campeonato Paulista. Com um detalhe: o atacante iniciou a partida no banco e entrou apenas no segundo tempo. Um começo promissor que esbarrou nas lesões. Em dois anos e meio de clube, teve três fraturas por estresse na perna direita e também precisou fazer uma cirurgia em um dedo do pé esquerdo. Nunca se firmou como titular da equipe.

O Al-Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, foi o seu destino seguinte, em 2012. E a estreia soou esperançosa novamente, com um golaço, entrando na área a dribles pela esquerda e chutando cruzado. Está certo que foi num amistoso, mas se tratou de uma maiúscula vitória de 5 a 4, de virada, sobre o Eintracht Frankfurt, da Alemanha. Assim como no Tricolor paulista, as boas atuações minguaram após o bom início. Em pouco mais de um ano, o atleta entrou em campo apenas 25 vezes. 

Assim, apostou no retorno ao Brasil no segundo semestre de 2013. Entrava no time recém-campeão da Libertadores, mas com a responsabilidade de substituir o negociado Bernard, um dos principais jogadores da equipe. Desta vez, a estreia não foi boa pelo Atlético-MG. No empate em 0 a 0 com o Inter em Novo Hamburgo, acabou expulso ao acertar o rosto de Jorge Henrique em dividida no primeiro tempo. Cartão vermelho que não estremeceu sua imagem junto ao clube.

Fernandinho deu a volta por cima. Saiu do inferno à glória pelo Galo. Com características semelhantes ao seu antecessor em Belo Horizonte, se encaixou no esquema proposto por Cuca, e deslanchou com a sequência de jogos. Após 14 jogos, deixou o campo como herói, ao marcar o gol de empate em um clássico contra o Cruzeiro. 

Em alta no Atlético-MG, viu a relação estremecer no ano seguinte, quando se recusou a atuar contra o Criciúma, para evitar que disputasse sua sétima partida pelo clube pelo Brasileirão - fato que impediria que o atleta assinasse com outra equipe - e acabou rescindindo contrato. Tinha as portas abertas para o Grêmio.

Após uma negociação exaustiva, desembarcou em Porto Alegre no começo de julho. Em busca não apenas de repetir as boas estreias por São Paulo e Al-Jazira, contra o Coritiba, no próximo domingo. Mas da perfeição, como prometido em sua primeira entrevista coletiva pelo Grêmio, quando optou pelo número 77. 

- Tenho jogado com a 11 nos últimos clubes. Mas eu gosto do número 7, que a Bíblia diz que é o número da perfeição. Então, vai ser perfeição mais perfeição, vai ser melhor - disse. 
Escalado 

A direção do Grêmio ainda não tinha a certeza da escalação do atacante até a tarde de quinta-feira. Ex-clube, o Al-Jazira inseriu dados errados do atleta no sistema online da Fifa chamado Transfer Matching System (TMS). Dessa forma, a transferência não foi validada pelas federações, em um primeiro momento. Após cobrança do departamento jurídico gremista, o clube árabe corrigiu os dados e a regularização foi aceita. 

No sistema tático 4-2-3-1, Fernandinho formará a linha de armação com Giuliano e Luan. Assim, a equipe atuará com: Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Geromel e Saimon; Ramiro, Riveros, Fernandinho, Giuliano e Luan; Barcos. 

De acordo com o preparador físico Fábio Mahseredjian, Fernandinho está apto para atuar. Estará em campo nos 90 minutos, se Enderson achar necessário. 

- O Fernandinho está muito bem fisicamente, evoluiu bem. Não ganhou peso enquanto esteve parado. Pelo contrário, ele perdeu. Encontra-se em perfeito estado na condição física – conta Mahseredjian.

Em pouco mais de dez dias no novo clube, Fernandinho ainda não deslanchou nos treinamentos. Imprimiu arrancadas pelo lado direito e arriscou alguns chutes nos trabalhos da semana. No máximo, acertou uma pancada no travessão. 

Além de buscar a regularidade, Fernandinho precisa encontrar o caminho do gol. A média de bolas não rede não alcança sequer 0,3 tentos por jogo em nenhum dos clubes que passou, contando a partir do destaque nacional que alcançara em 2009, pelo Barueri.

Aliás, nesse clube a média de gols é uma das mais baixas. Mesmo assim, foi onde melhor rendeu. Um de seus poucos gols foi justamente no Grêmio, então treinado por Paulo Autuori. Ainda faria mais dois gols no Tricolor, ambos em jogos pelo Nacional e na Arena, com a camisa do Atlético-MG. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO