Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Esportes

Roger põe a "mão na massa" e inspira grupo com estilo faz-tudo; veja casos

27.08.2015
08:38
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Roger durante treino desta quarta-feira
Detalhista e minucioso. Se Roger Machado deseja que alguma coisa aconteça em campo, trabalha diariamente para fazer com que seu time transforme suas ideias e conceitos em jogadas e estilo de jogo.

 O técnico do Grêmio realmente coloca a mão na massa e, nos treinamentos, mostra um lado operário ao carregar estacas, metas ou delinear com fitas o espaço que seria utilizado para as atividades. Uma postura que inspira também os comandados a se comprometerem ao trabalho e se dedicaram ao máximo nas partidas, como a desta quinta, contra o Coritiba, às 21h, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, na Arena. 

É comum que Roger seja visto no campo antes dos jogadores. Normalmente, entra nos gramados do CT Luiz Carvalho para conferir as fitas laranjas que delimitam a área a ser utilizada pelos jogadores nos exercícios. Também, em diversas vezes, é ele quem espalha pequenos cones, com o mesmo intuito.

 Entre as mudanças de atividades, carrega as metas pelo campo, assim como peças metálicas que imitam um jogador. Estas foram compradas recentemente, depois de sua contratação. Antes, o técnico improvisava, com barreiras que eram usadas pelo preparador de goleiros Rogério Godoy vestidas com coletes. 

Também controla o que os jogadores fazem de perto. Participa ativamente de trabalhos com bola em campo reduzido. Claro que não efetivamente do treino. Mas é dele que as jogadas iniciam, com o passe para a equipe que precisa manter a posse de bola. É também Roger que controla em seu relógio no pulso esquerdo o tempo das atividades. Em algumas situações, ele faz os lançamentos, com a já conhecida qualidade no pé esquerdo. 

- Nos dá mais responsabilidade, temos que ter muito mais concentração. Se o comandante está assim, nós temos que estar como ele. Ele é nosso exemplo no dia a dia, temos que ouvir muito o que ele nos passa. Não só nas palavras, na prática como vocês podem ver. Ficamos feliz por ele ajudar desta forma também - destacou o lateral Marcelo Oliveira.   

Quando os treinos ocorrem com o grupo dividido em dois, ele sincroniza e faz ambos começarem e acabarem no exato momento. E também é quem controla o intervalo durante o trabalho. Por exemplo: os jogadores precisam trabalhar posse de bola, sem finalizar no gol, apenas com passes. Passado determinado tempo, ele apita, dá o descanso e manda os atletas beberem água. Depois, recomeça. Esta situação se repete constantemente no trabalho. 

Roger já deixou claro que tira suas ideias para montar os treinos diários da literatura e até mesmo de lances que ocorreram inesperadamente em uma partida, seja do Grêmio ou até de outros clubes, e o técnico queira sistematizar. Estudioso do futebol, também aproveita os anos na faculdade na prática. 

A "mágica" executada pelo comandante foi baseada em diversos pontos. Uma atitude diária é a cobrança por competição nos treinamentos. O técnico pede que jogadores trabalhem em ritmo diário de jogo, a tão falada "intensidade". Os gritos são constantes para que se dediquem. A faceta motivador também aparece no vestiário, principalmente antes dos jogos.

O trabalho diário pode ser claramente observado na vitória sobre o Atlético-MG, no Mineirão. Na partida, o Grêmio conseguiu a vitória com dois gols que saíram em jogadas ensaiadas no dia anterior. Os tentos foram chamados de "obra de arte" pela imprensa internacional. O conceito era de passe do meia central, no caso da partida, Douglas, para um dos dois pontos. Barreiras metálicas foram distribuídas de modo que formavam a linha defensiva do rival. 

As barreiras metálicas, por sinal, são utilizadas constantemente pelo treinador. Ele as carrega no trabalho e marca, principalmente, posições nas quais os jogadores precisam estar em treinamentos de finalizações e afins. 

- Ele é um grande trabalhador, se empenha muito no que faz. Quer a perfeição, deseja melhorar  sempre. Cada dia ele quer algo de melhor no time dele. E a gente admira muito o trabalho dele - completou o volante Walace. 

Roger não se considera apenas um “escalador” de time, mas acredita que seu trabalho no dia a dia é o que faz diferença. Os números respaldam com sobras o trabalho do treinador. Afinal, o Grêmio é terceiro colocado no Brasileirão e tem a classificação bem encaminhada para as quartas de final da Copa do Brasil. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO