Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Esportes

São José Basquete: destaques da base lamentam incertezas na cidade

15.06.2016
09:08
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Raíne durante treino do São José Basquete feminino
Após ausência na temporada 2014/2015, a equipe feminina do São José Basquete voltou a disputar o Campeonato Paulista neste ano. Quem comemorou muito o retorno do time foi a dupla Raíne e Thaís, jogadoras nascidas em São José dos Campos e que hoje representam a cidade no time profissional. As jovens, do Atleta Cidadão, são só elogios à estrutura oferecida nas categorias de base do município. O ponto a lamentar está na incerteza sobre o futuro da equipe adulta. São José ainda não sabe se vai voltar a disputar a Liga de Basquete Feminino, a LBF. A cidade com tradição no basquete também vive incertezas no time masculino. 

– O Atleta Cidadão é um ótimo programa. Prepara todos desde muito pequenos. Só que aí você chega no time adulto e vive essa incerteza. O time masculino dizem que acabou. O feminino, no ano passado ficou parado. Você cria atletas para outras cidades, São José acaba perdendo – avalia a ala Thaís Cristina Alves, de 18 anos.

São José perdeu para São Bernardo nesta terça-feira, 14, pelo Campeonato Paulista. A equipe do técnico Carlos Lima é formada, em sua maioria, por jovens do Atleta Cidadão. O orçamento das temporadas anteriores foi reduzido. Com as mudanças, a armadora Raíne, de 18 anos, ganhou sua primeira oportunidade no profissional. 

– Foi uma notícia bem interessante pras meninas mais novas do Atleta Cidadão. É um ganho de experiência muito grande, uma evolução. Eu comecei a jogar basquete aos sete anos para sair do sedentarismo. E depois que comecei foi uma paixão. Agora é um sonho realizado representar a minha cidade com essa camisa – conta a joseense Raíne Nogueira Machado.

– Uma prova de que o Atleta Cidadão é um programa importante é que o nosso time, hoje, tem em sua maioria jogadoras aqui da cidade. E estamos representando bem essa camisa no Paulista – acrescentou a armadora.

Raíne foi convocada para a seleção brasileira sub-18, que disputará a Copa América entre os dias 13 e 17 de julho, em Valdívia, no Chile. O Brasil será comandado pelo próprio técnico Carlos Lima, do São José, que aceitou o convite da seleção para a categoria. Foi a segunda convocação da armadora para a seleção brasileira. Em novembro, Raíne havia sido convocada para a disputa do Sul-Americano Sub-17, no Paraguai. O Brasil conquistou o título à época.

São José na LBF?

Sobre a presença do São José Basquete na próxima edição da Liga de Basquete Feminino, a dupla do Atleta Cidadão prefere não manter qualquer expectativa. Pensam apenas no Campeonato Paulista, com os pés no chão, deixando o futuro em aberto.

– Participar do Paulista já me pegou de surpresa, porque ano passado não tivemos adulto e nem a categoria acima da minha, que era sub-19. Então prefiro pensar no agora. Temos que continuar trabalhando e buscando os melhores resultados – comentou Thaís.

– Estamos treinando e aproveitando esse momento. Qualquer oportunidade que vier lá na frente vamos agarrar. Mas agora temos que viver o presente – opinou Raíne.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO