Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Esportes

Sarah só deve voltar aos tatames em 2017 e em categoria de Érika Miranda

31.08.2016
10:29
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Após Rio 2016, Érika Miranda deve avaliar participação em ciclo para Tóquio 2020
O sétimo lugar na Olimpíada Rio 2016 foi doloroso para Sarah Menezes não apenas pelo sentimento de ficar fora do pódio, mas também pela luxação no cotovelo sofrida após duas chaves de braço aplicadas pela mongol Urantsetseg Munkbaht na luta da repescagem. Apesar de superado o trauma e festejado o honroso sétimo lugar, Sarah Menezes segue em recuperação e deve retornar às competições apenas no ano que vem, em uma categoria nova da que ela está habituada, a 52kg, defendida por Érika Miranda nos últimos ciclos olímpicos.

O gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Ney Wilson, explicou que o lugar de Sarah na seleção vai depender do que acontecer nos próximos anos. Devido ao problema no cotovelo, a judoca passará um tempo apenas em tratamento antes de retornar aos treinos. Competições oficiais somente em 2017. Ainda é cedo, na avaliação de Ney, para cravar qualquer alteração, inclusive devido à mudança de Sarah Menezes da categoria ligeiro para a meio-leve. 

- Cada atleta tem um prazo diferente. Depois da Olimpíada, não tem mais seleção permanente. Recomeça tudo. Provavelmente Sarah Menezes lute só ano que vem. Nós conversamos e vimos que houve um desgaste muito grande durante este último ciclo. É muito difícil falar sobre esse novo ciclo porque ainda nem começou. Vamos ver como estará a competitividade da Sarah e vamos ver também como a Érika Miranda vai se comportar – analisou o gestor. 

Ney cita Érika Miranda porque ela pode ser a principal adversária de Sarah na briga por uma vaga na Olimpíada de Tóquio, em 2020. Com 29 anos, ela é mais experiente na categoria -52kg, onde foi titular da seleção nos últimos três ciclos olímpicos. No currículo, quatro ouros em Pan-Americanos da modalidade, além de ter sido campeã nos Jogos de Toronto 2015 e uma prata no Mundial do Rio, em 2013. Na Rio 2016, a judoca brasiliense foi eliminada na repescagem e disse querer refletir se deve ou não participar do próximo ciclo olímpico. No ranking atualizado da Federação Internacional de Judô, Érika é quarta colocada (2.218 pontos). Para o técnico de Sarah, Expedito Falcão, a concorrência seria interessante para a piauiense na nova categoria.

- Temos que esperar. Se Érika ficar na categoria, vai ser bom porque vai ser uma competição de nível muito igual, vai nivelar a disputa entre ela e Sarah. Será bom que ela fique para que haja essa disputa.

 Mas vai depender dela. Sarah vai reiniciar todo o processo, do zero. Ela lutou três ciclos na 48kg e vai ter que reaprender a lutar na categoria de cima. É um tempo de luta diferente, são rivais mais fortes fisicamente. Tudo isso tem que levar em conta – diz Expedito Falcão, treinador de Sarah Menezes.

Foram três ciclos olímpicos em que Sarah lutou na categoria até 48kg (Pequim, Londres e Rio de Janeiro). Após o ouro conquistado em 2012, a judoca chegou a liderar o ranking dos ligeiros por dois anos, mas a queda de rendimento entre 2014 e 2015 fez a judoca perder várias posições. A recuperação iniciada no fim do ano passado confirmou ida aos Jogos de 2016, que marcaram o adeus da campeã olímpica da categoria que a consagrou em Londres, há quatro anos. 

Fora do pódio nos Jogos - terminou em sétimo lugar no Rio -, Sarah Menezes fecha o ciclo na sexta posição geral do ranking internacional dos ligeiros e com a esperança de conseguir repetir, em uma nova jornada, o sucesso que levou ao alto do pódio olímpico. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO