Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Sem dinheiro, Santos aposta em veteranos e contratos por empréstimo

20.01.2015
09:13
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Valencia será apresentado nesta terça-feira
A situação financeira no Santos é bastante grave. O dinheiro que tem entrado em caixa está sendo destinado, exclusivamente, para o pagamento dos salários dos jogadores e funcionários do clube, que sofrem com atrasos desde os últimos meses de 2014.

Para suprir as saídas dos 13 atletas que deixaram o Peixe até agora, incluindo Aranha, Arouca, Mena - que buscam rescisão na Justiça - e Edu Dracena, pilares do elenco nas últimas temporadas, a nova diretoria alvinegra decidiu apostar em nomes livres no mercado, empréstimos sem custos e velhos conhecidos da torcida para fortalecer o elenco comandado por Enderson Moreira.

Mesmo com todos os problemas no cofre e com a perspectiva de um ano difícil, o Santos já conseguiu fazer cinco contratações para a disputa do Paulista, a partir de fevereiro. Até o momento, Chiquinho, Ricardo Oliveira, Elano, Valencia e Marquinhos Gabriel acertaram. A criatividade tem sido usada não só para driblar a falta de dinheiro, mas também a desconfiança dos procurados, receosos com as notícias sobre pendências nos vencimentos dos profissionais. 

O primeiro a chegar foi Chiquinho, ex-Fluminense. O meia tem os direitos econômicos ligados ao Coimbra, de Minas Gerais, time usado pelo banco BMG para registrar seus jogadores, e assinou empréstimo de um ano. A transferência não custou nada ao Peixe, que terá a tarefa de pagar apenas os salários do camisa 23, indicado por Enderson.

A mesma estratégia foi utilizada para acertar com Marquinhos Gabriel. O meia, que já atuou por Internacional e Palmeiras, é ligado ao Al-Nassr, da Arábia Saudita, e fica na Vila Belmiro até o final de 2015.

O volante colombiano Valencia, que será apresentado nesta terça-feira, também fez um acerto até dezembro deste ano. Após defender o Fluminense em 2014, o jogador não renovou com os cariocas e ficou livre para trocar de clube. Escolheu o Santos, onde terá a missão de suprir as baixas de Arouca, Alan Santos e Souza, e onde reencontrará o diretor-executivo Dagoberto dos Santos, com quem trabalhou no Atlético-PR.

Os nomes de peso que a torcida sempre espera para ao início de cada temporada chegaram. Mas em situações bem específicas e dentro das possibilidades do cofre alvinegro. Os veteranos Ricardo Oliveira, 34, e Elano, 33, retornaram ao clube após passagens pelos Emirados Árabes Unidos e Índia, respectivamente, e aceitaram ser submetidos a um teste: seus contratos, com salários baixos para os padrões atuais - cerca de R$ 50 mil cada - terminam após o Paulista, quando poderão ser renovados, ou não.

A crise não tira a motivação de Enderson, que elogiou o que já tem em mãos e disse esperar por novas contratações, mesmo com o caixa minguado.

- Vamos agregar valor para esse elenco ainda, vamos trazer jogadores de boa qualidade. Um time com 12 ou 13 jogadores nós já temos, e com muita qualidade. E, com a ausência de jogadores da seleção sub-20, Gabriel, Caju e Thiago Maia, mesmo assim tenho gostado do que tenho visto nos treinamentos. Temos jogadores que equipes com poder aquisitivo enorme talvez não tenham. Isso que me faz acreditar que tenhamos um time competitivo e que poderemos surpreender muitos que acham que não poderemos fazer um grande Paulistão - afirmou o treinador, em entrevista ao "Arena SporTV".

De todos que foram contratados, apenas Chiquinho, Ricardo Oliveira e Elano já foram apresentados. Nesta terça-feira, será a vez de Valencia vestir a camisa do Peixe e falar com a imprensa. Marquinhos Gabriel ainda não realizou exames médicos, mas deve assinar com o Alvinegro nesta semana.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO