Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Esportes

Sem repetir time, Gareca tem dificuldade para encontrar padrão

01.09.2014
09:20
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Treinador deu a entender que continuará usando o plantel e testando novas opções
Depois de 13 partidas à frente do Palmeiras, o técnico Ricardo Gareca ainda tem dificuldades para encontrar um padrão tático e definir uma base titular. Sem ter conseguido repetir uma mesma escalação por duas rodadas consecutivas desde que chegou ao clube, o treinador tem mexido constantemente na equipe por causa de dois motivos: os diversos desfalques e a péssima campanha na temporada.

Além das importantes ausências por motivos de lesão, o argentino ainda luta para encontrar uma maneira de ver sua equipe render dentro de campo. No Brasileirão, por exemplo, o retrospecto já conta com sete derrotas, um empate e apenas uma vitória, campanha que colocou o Verdão na zona de rebaixamento da competição.

No último sábado, contra o Internacional, Gareca resolveu adotar uma postura ofensiva e mandar a campo uma formação que não havia jogado junta e sequer treinado - na sexta-feira, o treinador optou por realizar um rápido trabalho físico e não comandou nenhum coletivo. Contra o Colorado, terceiro colocado do Brasileirão, o Palmeiras começou a partida com apenas um volante de marcação (Marcelo Oliveira), dois meias (Allione e Mendieta) e três atacantes (Mouche, Leandro e Cristaldo).

A tática, que rendeu críticas do capitão Lúcio, não deu resultado. Tanto que após os gaúchos saírem na frente do marcador na primeira etapa, o argentino voltou para o segundo tempo com Eguren na vaga de Leandro, buscando equilibrar a equipe e dar mais força ao seu meio de campo.

Contratado após a demissão de Gilson Kleina, em maio, Gareca assumiu efetivamente o comando da equipe durante a paralisação do Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa do Mundo. Antes dele, o interino Alberto Valentim dirigiu a equipe em seis partidas, com três vitórias, um empate e duas derrotas.

De lá para cá, o argentino já atuou com três volantes, três atacantes, dois meias, deu chance a garotos da base e deu oportunidade a atletas que pouco estavam sendo utilizados. No último sábado, Mendieta foi titular e Bruno César entrou na segunda etapa. A dupla, até pouco tempo, não participava nem do time reserva nos coletivos na Academia de Futebol, situação semelhante vivida por Mazinho, titular contra o Atlético-MG na última quarta-feira.

No último sábado, quando foi questionado sobre a entrada de Eguren e a não utilização de Renato no meio de campo alviverde, o treinador deu a entender que continuará usando o plantel e testando novas opções.

- Ele (Eguren) é um atleta experiente. O Renato jogou na partida anterior, e assim tenho a possibilidade de ver os atletas. O Palmeiras tem um plantel grande e eu conto com todos. Se pode jogar um pode jogar o outro. Tenho tranquilidade que dei confiança a todos os jogadores. E assim posso ter a oportunidade de ver os atletas até que voltem os machucados - afirmou.

E as mudanças são constantes até entre os atletas mais regulares. Marcelo Oliveira, por exemplo, já foi escalado de lateral, zagueiro e agora vem sendo utilizado como volante. Na ala esquerda, além de Marcelo Oliveira, o treinador já optou por William Matheus (vendido para o Toulouse, da França) e Victor Luis antes de reintegrar Juninho, que estava de saída do clube, mas agora vai permanecer até o fim da temporada.

- Todo mundo está preparado para a oportunidade que está tendo. Não gosto de falar da opção que o treinador tem para ninguém entender nada errado. Mas quem está entrando está preparado e tentando fazer o máximo pelas vitórias - avaliou Marcelo Oliveira.

Em situação delicada no Brasileirão, o Palmeiras terá difícil tarefa na próxima quinta-feira, desta vez pela Copa do Brasil. Após perder por 1 a 0 o jogo de ida, disputado no Pacaembu na semana passada, o Verdão entra em campo na Arena Independência, às 21h50, precisando de uma vitória para avançar às quartas de final do torneio mata-mata.

Confiante e ansioso por dias melhores no comando do Verdão, Gareca, que até agora soma quatro vitórias, um empate e oito derrotas no comando palmeirense, deu a entender que não irá poupar os titulares pensando no duelo do próximo domingo, contra o Atlético-PR, às 18h30, na Arena da Baixada, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

- Temos de levantar e não podemos nos descuidar. Mas temos um próximo jogo contra o Atlético-MG, e a série não está fechada. Temos de tentar o resultado - afirmou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO