Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Esportes

Sequência negativa não abala, e Mancini defende forma de jogo

20.02.2017
08:44
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Vagner Mancini confia em esquema da Chapecoense
Apesar do fato de a Chapecoense ter remontado todo o time para o ano de 2017, o técnico Vagner Mancini já conseguiu estabelecer um padrão tático para a equipe. Jogando com um 4-3-3, o time verde e branco tem explorado muito as laterais do campo, mas não têm convertido em gols as chances criadas. Contra o Figueirense, no último domingo, novamente o Verdão do Oeste não conquistou a vitória, mas o treinador descarta mudança no esquema tático.

Já no primeiro jogo do ano, o amistoso contra o Palmeiras, o técnico Vagner Mancini demonstrou qual seria a forma de jogar do time no início da temporada: com dois jogadores pelas pontas e apenas um meia de armação. O esquema funcionou bem no início do estadual e a Chape conquistou resultados positivos contra Inter de Lages e Atlético Tubarão, justamente com jogadas pelas laterais. Mas a partir daí, o time não conseguiu mais converter em gols as chances criadas e acumula quatro jogos sem vitória. Mesmo com a sequência ruim dentro do estadual,  o treinador acredita que mudar o esquema tático seria prejudicial para a equipe.

- Se eu quiser mudar padrão tático durante o período de adaptação, vou dar a eles uma dificuldade maior e oferecer ao adversário chances no jogo. É necessário primeiro ter um padrão em cima desse sistema tático, fazer as alterações de peças. Mudar o esquema seria muito arriscado para uma equipe que ainda busca a melhor forma tática - disse Vagner Mancini.

Apesar disso, o time verde e branco vem demonstrado algumas variantes de posicionamento dentro dos jogos. Contra o Figueirense, em alguns momentos o atacante Niltinho deixou a lateral do campo e fez dupla com Nadson na armação das jogas, transpondo o esquema do time para um 4-4-2. Outra variação notada é a utilização do volante Amaral como terceiro zagueiro para que os laterais possam avançar até o ataque e pressionem os alas adversários com maior quantidade numérica. Assim, em determinados momentos de ataque o time se posiciona em um 3-1-3-3.

A Chapecoense volta a campo no meio da semana, dia 22, contra o Metropolitano, às 21h45 na Arena Condá. A equipe tem o desfalque certo do atacante Wellington Paulista, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO