Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Esportes

Timão vacila contra o Z-4, mas tem desempenho de líder contra o G-4

21.10.2014
08:58
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Mano Menezes tem contrato com o Corinthians até o fim do ano apenas
Para a maioria das equipes, enfrentar um adversário da zona de rebaixamento é visto como uma missão menos complicada, e pegar um rival que está na ponta da tabela é tarefa difícil. Mas, para o Corinthians, ocorre exatamente o contrário neste Brasileirão. Enquanto o desempenho do Timão contra os times que mais ficaram na zona de risco é pífio, diante dos que mais estiveram no G-4 é digno de campeão.

O Cruzeiro, até agora, terminou 27 rodadas entre os quatro primeiros, mas perdeu os dois jogos com o Alvinegro por 1 a 0. O Inter, 22 vezes no G-4, também foi derrotado duas vezes, ambas por 2 a 1. Os duelos com o São Paulo (18 rodadas na elite) terminaram 1 a 1 e 3 a 2, enquanto o Fluminense, 12 rodadas entre os líderes, só empatou em 1 a 1 com o Timão.

O aproveitamento nessa sequência foi de 80,9%. Números maiores do que os do líder Cruzeiro, que tem 67,8% em todo o torneio. Em sete partidas contra esses quatro clubes, foram 11 gols feitos e seis sofridos. 

O problema, porém, é quando o Corinthians enfrenta os times com maior frequência na zona de rebaixamento.

 O Alvinegro não conseguiu ganhar nenhum jogo dos quatro clubes que mais rodadas estiveram no Z-4 do nacional. Contra o Coritiba, que ficou 25 vezes, empatou por 0 a 0, mesmo resultado dos duelos com Criciúma, 16 vezes entre os últimos, e Vitória, rival da próxima quarta, 15 rodadas além da linha vermelha. Diante do Figueirense, 14 rodadas na zona, foram duas derrotas, ambas por 1 a 0. 

O ataque contra os piores times do Brasileirão também tem deixado muito a desejar, nenhum gol em cinco confrontos. O aproveitamento, de 20%, é muito pior que o do lanterna Coritiba em toda a competição - 33,3%.

Nesta segunda-feira, o volante Petros falou sobre essa disparidade do Corinthians na competição. Ele cita a diferença do tipo de jogo, mas admite que está difícil encontrar a solução.

- O padrão de jogo é diferente. Contra o Inter, não havia necessidade nenhuma de jogar exposto, porque eles atacam muito e, em jogo assim, você pode explorar o contra-ataque. Quando se enfrenta time que está abaixo na tabela, geralmente eles vêm mais fechados. Nosso futebol é muito parelho, não tem uma fórmula mágica. Tem de tentar oscilar menos - disse.

- Todo time tem ponto forte e fraco. Cabe aos adversários analisarem. Não sei se é o segredo (jogar fechado contra o Corinthians). Nós estudamos os adversários e trabalhamos em cima dos problemas deles também - completou.

Nesta quarta-feira, o Corinthians tem, contra o Vitória, mais uma chance de deixar de lado sua característica de "Robin Hood", aquele que tira ponto dos grandes para dar aos menores.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO