Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Torcidas do Paraná protestam contra violência sofrida pelos professores

03.05.2015
23:41
FONTE: Globo Esporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A violência sofrida pelos professores do Paraná, nesta semana, teve eco dentro dos estádios de Curitiba. Torcedores do Atlético-PR, Coritiba e Operário-PR criticaram, cantaram hinos e vaiaram os policiais militares e o governador Beto Richa (PSDB), em apoio às mais de 200 pessoas, na maioria professores, feridas na última terça e quarta-feira, quando foram atingidos por balas de borracha e gás de pimenta no Centro Cívico de Curitiba. 

Na partida entre Coritiba x Operário-PR, que definiu o campeão do campeonato Paranaense, antes da partida, a torcida fez coro e vaiou os policiais militares quando chegaram no estádio Couto Pereira. O governador do estado, Beto Richa, também foi alvo dos torcedores. Após a execução do hino do estado do Paraná, os torcedores gritaram pedindo a sua saída.  Eles também cantaram uma rima nada educada. Faixa em apoio aos professores foram estendidas nas arquibancadas, mas retiradas antes do início do jogo.

A manifestação de torcedores do Paraná já havia acontecido um dia antes, no sábado, quando o Atlético-PR recebeu o Nacional-PR, pelo grupo que jogava contra o descenso do Paranaense. Na Arena da Baixada, alguns torcedores cantaram “Professor é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo”. Também fizeram rimas como “Oooo atleticano, maloqueiro e professor” e “Beto Richa não estudou, por isso bate em professor”.

Na quinta-feira, o jogador do Londrina, Hiago, levantou uma faixa também em protesto contra a violência. Nela estava escrito "Beto Richa, tirano. Que vergonha bater em trabalhador"

A violência da Polícia Militar contra os professores ocorreu na terça e quarta-feira, enquanto os professores se manifestavam contra mudanças no programa de previdência do estado e que atinge diretamente eles. Cerca de 200 pessoas, na maioria professores, ficaram feridos com tiros de bala de borracha enquanto a Assembleia Legislativa votava as mudanças, que foram sancionadas pelo governador. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO