Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Esportes

Trégua não chega, e Aguirre enfrenta pressão "jogo a jogo" até ajustar time

27.03.2015
09:51
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Diego Aguirre vive momento de pressão no Inter
Mesmo que os resultados obtidos em campo sejam favoráveis, Diego Aguirre entrou em um ambiente de pressão no Inter. Tem até o dia 16 de abril – quando o time volta a se focar na Libertadores – para fazer o time encaixar e dar resultado dentro da expectativa do elenco montado. Enquanto isso, conviverá com um ambiente de cobrança, que aumentará gradualmente a cada partida. A começar para o confronto deste domingo, diante do União Frederiquense. 

Na verdade, o treinador ainda não conseguiu uma trégua desejada para obter maior tranquilidade nos bastidores do clube. Havia a expectativa de que isso aconteceria mediante um empate com o Emelec no Equador, na última quinta. Mesmo com o importante ponto conquistado fora de casa, a atuação assustou tanto a ponto de o presidente Vitorio Piffero fazer críticas públicas no desembarque em Porto Alegre, exatamente uma semana atrás.

Na ocasião, o time escapou de sofrer a derrota, mesmo com um jogador a mais no segundo tempo. Os equatorianos tiveram ao menos três chances claras de marcar no final da partida. Mais recentemente, diante do Avenida, na última quarta, quando se esperava que o time deslanchasse de vez, outra decepção em relação ao nível de atuação apresentado. A equipe não empolgou e venceu por 1 a 0 um adversário que vive desconfortável luta contra o rebaixamento. Deixou o gramado com vaias da torcida. 

Entre a direção do Inter, o discurso é de apoio ao treinador. Afinal, o comandante colorado tem respaldo dos números: é o líder do Gauchão por aproveitamento e goza de campanha positiva na Libertadores. Na vice colocação do Grupo 4, empatado com o Emelec em número de pontos (perde no saldo), o time estaria classificado para as oitavas da competição, sendo o segundo melhor brasileiro no torneio continental.

Autocrítica de Aguirre é vista com bons olhos

Conta como outro ponto a favor de Aguirre entre a cúpula colorada o fato de o treinador ser autocrítico. Após a vitória por 1 a 0, a avaliação de Aguirre foi negativa para o desempenho, algo que já tinha feito diante do Emelec. Ao mesmo tempo, admitiu que ainda não sabia o motivo pelo time não ter deslanchado. 

- No futebol é assim, quando há críticas sou o primeiro a reconhecer. Acho que faz parte em times grandes como o Inter.  Nem sempre se encontra explicações. Estou esperando que o Inter jogue mais... mas não tenho uma razão, eu mentiria para vocês. Minha confiança é total de que o Inter vai aparecer na hora certa - contou, em entrevista coletiva na quarta-feira. - Estou muito tranquilo e confiante por tudo o que estamos fazendo. Eu repetiria tudo o que fiz a cada dia, desde que assumi em 11 de janeiro.

Outro problema apontado é a falta de definição de um time titular e do sistema tático preferido. Contra o Avenida, por exemplo, o treinador iniciou no sistema 3-5-2 e encerrou a partida no 4-4-1-1. Na temporada, havia iniciado no já comum 4-2-3-1, mas o esquema acabou se mostrado fraco defensivamente. 

Comparações com uruguaio Fossati 

Há um risco de o treinador repetir no Inter a história vivenciada pelo compatriota Jorge Fossati em 2010. Na época, o treinador uruguaio também sofreu com críticas por conta do nível de atuação, mas conseguiu levar o time até a semifinal da Libertadores, quando foi demitido para Celso Roth assumir a equipe na reta final da competição. 

- O Aguirre estava bastante irritado com a atuação do time. Até o próprio treinador demonstra o descontentamento, isso facilita. Se fosse o técnico achando que está bom... O Fossati achava que era aquilo ali e pronto, o que acaba gerando uma ação as vezes diferente - conta ao GloboEsporte.com, uma fonte ligada ao clube. 

Apesar de ser semifinalista da Libertadores, o Inter de Fossati também não tinha convencido. Pelo Brasileirão, a equipe estava apenas na 18º colocação. Além disso, tinha perdido o Gauchão para o Grêmio, no último título estadual gremista.    

Até o momento, Aguirre soma 16 partidas pelo Inter. São nove vitórias, cinco empates e duas derrotas, o que representa 66,66% de aproveitamento. A próxima prova de Aguirre ocorrerá neste domingo diante do União Frederiquense, em Frederico Westphalen. Para o confronto, o treinador colocará novamente titulares. No entanto, dará oportunidade para atletas em busca do melhor ritmo de jogo, como o meia Anderson. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO